CaixaBank apoia mais de 1.000 empresários rurais com o programa “Tierra de Oportunidades”
Entre maio e junho, será dado o sinal de partida para que empresários de mais de 40 províncias se candidatem à nova edição de 2024.
Abelardo Ripoll e Alexia Lozano são dois empreendedores rurais que desenvolvem, respetivamente, atividades muito diferentes em ambientes despovoados: “Tierra de Arte”, um projeto familiar de aluguer para férias que oferece estadias rústicas e sustentáveis em alojamentos únicos em San Jorge (Castellón), e “La Cabrera”, localizado no município segoviano de Otero de Herreros, centrado na criação de cabras e na produção de leite, e que procura uma substituição geracional para a atividade da sua família.
Tanto “Tierra de Arte” como “LaCabrera” foram dois dos cinco projetos premiados em 2023 no programa Terra de Oportunidades do CaixaBank, que visa promover a criação de emprego, impulsionar o empreendedorismo rural e fixar a população em zonas despovoadas. Mais de 1.000 iniciativas concorreram no ano passado a este programa, que inclui ações de formação nas suas regiões.
Ambos os empresários concordam com as dificuldades e os desafios que enfrentam para levar a cabo as suas respetivas propostas nas zonas rurais. “É muito difícil começar um negócio numa aldeia de 1300 habitantes, a burocracia é muito complicada e não temos as mesmas ferramentas que nas cidades. No entanto, conseguimos tornar-nos conhecidos em praticamente toda a Espanha”, diz Abelardo Ripoll, promotor de “Tierra de Arte”.
Apercebi-me de que tenho de digitalizar a minha atividade e criar produtos diferentes que pensava que os consumidores não gostavam ou que já estavam obsoletos e que são realmente procurados porque não existem nos grandes supermercados”, diz Alexia Lozano, do projeto “La Cabrera”.
Para além de “La Cabrera” e “Tierra de Arte”, outros vencedores foram as iniciativas “Eco Rico Vegano”, uma empresa localizada em Santa María de Guía de Gran Canaria que fabrica e vende refeições veganas feitas a partir de vegetais cultivados na sua própria quinta; a cooperativa Paterna del Madera de Albacete, “Pellets Astilla La Mancha”, que fabrica pellets de madeira a partir da gestão sustentável das florestas e “TocarJugarMadera”, uma iniciativa de Gascones, na Serra Norte de Madrid, que promove a recuperação de jogos tradicionais com brinquedos artesanais de madeira que respeitam o meio ambiente.
O Diretor de Ação Social do CaixaBank, Josep Parareda, afirma que “no CaixaBank estamos convencidos do impacto social positivo que o empreendedorismo e a criação de emprego têm na revitalização e sustentabilidade das zonas rurais, o que por sua vez promove um futuro próspero para os seus habitantes. Ao apoiarmos estes projetos, estamos a dar às comunidades rurais a oportunidade de construírem um futuro forte e promissor.
Todos os projetos vencedores partilham o mesmo objetivo de conseguir impulsionar os respetivos negócios em municípios com um elevado risco de despovoamento, um fenómeno crescente no nosso país, uma vez que 48% deles se encontram nesta situação, bem como metade da superfície do país, de acordo com os últimos dados recentes do Eurostat. De facto, a Espanha é o quarto país mais afetado por este êxodo na Europa, sendo as Astúrias, Castela e Leão e a Extremadura as comunidades mais afetadas.
CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS 2024
Para a convocatória de 2024, o Terra de Oportunidades consolidar-se-á, reforçando a sua capilaridade territorial e a sua dotação económica, que pretende estender-se a mais de 40 províncias através de acordos com os Grupos de Desenvolvimento Rural de diferentes regiões espanholas, bem como com entidades sociais que trabalham para evitar o despovoamento. Além disso, os empreendedores terão à sua disposição uma rede de alianças, soluções e recursos que os acompanharão em todas as fases do seu projeto, com a colaboração de outras entidades do Grupo CaixaBank, como o AgroBank, o MicroBank, a Associação de Voluntários CaixaBank, entre outras.
Entre maio e junho, será dado o sinal de partida para que os empresários cuja atividade se desenvolva num município com uma população inferior a 5.000 habitantes – embora em alguns municípios sejam aceites municípios até 10.000 habitantes – e que tenham um volume de negócios inferior a 150.000 euros por ano, possam candidatar-se às novas convocatórias propostas nas províncias incluídas na edição de 2024. Nesta ocasião, o concurso centrar-se-á no potencial de crescimento e criação de emprego rural, na inovação, no impacto social e na viabilidade das iniciativas.
Desde o seu lançamento em 2021, o programa Terra de Oportunidades apoiou mais de 2.000 empresários e permitiu a assinatura de 71 acordos de colaboração com Grupos de Desenvolvimento Rural com o objetivo de promover o empreendedorismo rural e o emprego nestas áreas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CaixaBank apoia mais de 1.000 empresários rurais com o programa “Tierra de Oportunidades”
{{ noCommentsLabel }}