Confederação do Turismo espera que Alcochete seja “escolha definitiva”
Francisco Calheiros lembrou que Alcochete assenta numa infraestrutura inexistente, pelo que tudo aponta que Portugal “ainda tenha de esperar mais do que uma década para ter um novo aeroporto".
A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) saudou esta terça-feira a escolha de Alcochete como a localização do novo aeroporto de Lisboa, esperando que esta seja uma “decisão definitiva” e que não venha a ser posta em causa por outros governos. “A CTP saúda a decisão anunciada hoje pelo Governo, que confirma a escolha de Alcochete como localização do novo aeroporto internacional da região de Lisboa, sendo que avançarão obras para a expansão do Aeroporto Humberto Delgado, tendo em conta o tempo que irá demorar a construção do novo aeroporto”, defendeu, em comunicado.
O Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro. Citado na mesma nota, o presidente da CTP, Francisco Calheiros, afirmou que a confederação congratula-se com a decisão.
No entanto, disse esperar que esta seja “uma decisão definitiva”, que não venha a ser posta em causa por outros governos, “algo a que infelizmente” já se assistiu nos últimos anos. A CTP lembrou ainda que a escolha de Alcochete assenta numa infraestrutura inexistente, pelo que tudo aponta que Portugal “ainda tenha de esperar mais do que uma década para ter um novo aeroporto a funcionar em pleno”.
Já no que diz respeito às obras no Aeroporto Humberto Delgado, Calheiros disse que a CTP precisa de mais detalhes sobre a decisão. “[…] Sempre se afirmou que não era possível aumentar a capacidade do atual aeroporto de Lisboa. Se afinal é possível, por que não se fez antes?”, questionou.
A CTI publicou no dia 11 de março o relatório final da avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, mantendo a recomendação de uma solução única em Alcochete, a mais vantajosa, ou Vendas Novas, apontando ainda que Humberto Delgado + Santarém poderia ser uma solução transitória.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Confederação do Turismo espera que Alcochete seja “escolha definitiva”
{{ noCommentsLabel }}