Fundación Jiménez Díaz recebe cinco vezes menos queixas de doentes do que a média dos hospitais de Madrid

  • Servimedia
  • 13 Maio 2024

De acordo com o Monitor del Sistema Hospitalario de la Comunidad de Madrid (Monitor do Sistema Hospitalar da Comunidade de Madrid) elaborado pela Planta Doce.

O Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz é, de acordo com o Monitor del Sistema Hospitalario de la Comunidad de Madrid elaborado pela Planta Doce, o centro de alta complexidade da região que presta os melhores cuidados aos seus pacientes, o que se reflete no facto de receber cinco vezes menos reclamações do que a média do sistema de saúde de Madrid.

Para chegar a esta conclusão, o Monitor teve em conta os indicadores de satisfação global, recomendação global e índice de reclamações, que dão visibilidade à qualidade dos cuidados prestados pelos centros. De acordo com as conclusões desta análise, o Hospital Universitario Fundación Jiménez Díaz é a instituição com o nível de satisfação mais elevado, com 92,4% do total dos seus pacientes. É seguido de perto pelo Hospital Universitário Puerta de Hierro Majadahonda, com 92,20% de satisfação dos utentes, enquanto o Hospital Clínico San Carlos, por seu lado, ocupa o terceiro lugar, satisfazendo 91,77% dos seus utentes.

No que diz respeito às queixas apresentadas, os dados analisados refletem diferenças muito notáveis entre os centros de Madrid. Assim, a Fundación Jiménez Díaz posiciona-se como uma referência, com 4,99 reclamações por cada 10.000 atos de saúde em 2022, uma marca cinco vezes inferior à média do sistema de saúde de Madrid. A uma distância notável, La Paz está em segundo lugar entre os que recebem menos reclamações, com 10,34 reclamações por 10.000 atos de saúde; e La Princesa, em terceiro lugar, com 17,48.

Por último, o Monitor teve também em conta os dados relativos à percentagem de recomendação, indicador em que a Fundación Jiménez Díaz se destaca mais uma vez como líder, com 96,53% de taxa de recomendação dos seus utentes. No entanto, este indicador não apresenta grandes desvios entre os hospitais de alta complexidade do sistema de saúde de Madrid, uma vez que o Puerta de Hierro de Majadahonda está a pouco menos de um ponto, com 95,56%, e o terceiro lugar é ocupado pelo Gregorio Marañón, recomendado por 95,39% dos seus pacientes.

MONITOR DE REPUTAÇÃO

O Monitor do Sistema Hospitalar da Comunidade Autónoma de Madrid consiste numa série de análises que estudam a eficiência económica e operacional destas instalações fundamentais para os cuidados de saúde em Espanha. Com base em dados públicos dos hospitais, são analisados aspetos como a despesa, a satisfação dos doentes, os avanços na digitalização, a livre escolha do centro e, nesta ocasião, a assistência aos doentes.

O Serviço de Saúde de Madrid oferece cobertura de cuidados de saúde a 6,8 milhões de pessoas, para além dos dois milhões que visitam a região todos os anos por motivos turísticos. Concretamente, durante o último ano para o qual existem dados disponíveis, os hospitais de alta complexidade realizaram 7,4 milhões de consultas externas e 221.051 intervenções cirúrgicas e ambulatórias, segundo dados extraídos dos relatórios dos centros da Comunidade de Madrid.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundación Jiménez Díaz recebe cinco vezes menos queixas de doentes do que a média dos hospitais de Madrid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião