Vista Alegre financia-se em 60 milhões de euros junto de 2.320 investidores
A emissão de 60 milhões de euros em obrigações a cinco anos conta com um custo de 5,3% ao ano e uma procura 1,33 vezes acima da oferta.
A emblemática empresa portuguesa Vista Alegre, conhecida mundialmente pela sua produção de porcelanas e cristais de alta qualidade, concluiu com sucesso uma Oferta Pública de Subscrição (OPS) de obrigações com maturidade a 20 de maio de 2029.
Esta operação permitiu à empresa captar 60 milhões de euros, que serão utilizados para financiar a sua atividade corrente e projetos de investimento, junto de 2.320 pequenos investidores, segundo informação disponibilizada esta quinta-feira pela Euronext.
As novas obrigações contam com uma taxa de cupão de 5,3% e a sua rendibilidade está também ligada ao cumprimento de alguns objetivos relacionados à sustentabilidade por parte da empresa até 2028, em que caso não sejam cumpridos “a Vista Alegre pagará uma remuneração adicional de 1,25 euros por cada obrigação ‘Vista Alegre 2029’ na data de reembolso destas”, refere o prospeto inicial da operação.
A emissão das novas obrigações da Vista Alegre contou com a verificação externa para assegurar o alinhamento da empresa com os “Sustainability-Linked Bond Principles”, tendo recebido uma segunda opinião emitida pelo ISQ.
A OPS foi destinada a diversificar as fontes de financiamento da Vista Alegre e a reembolsar os empréstimos obrigacionistas “VAA Fixed Rate Guaranteed Senior Secured Notes 2019-2024 Class A” e “VAA Fixed Rate Guaranteed Senior Secured Notes 2019-2024 Class B”, envolvendo para o efeito a emissão de obrigações nominativas e escriturais.
A oferta foi estruturada com o apoio de vários intervenientes, incluindo o Millennium bcp, a CGD e o Haitong Bank, que garantiram a colocação parcial das obrigações até um montante global de 37,5 milhões de euros.
Para assegurar uma distribuição justa e eficiente, foram aplicados critérios de alocação em caso de procura superior ao montante disponível. Estes critérios incluíam uma atribuição mínima de 5 mil euros em obrigações, rateio proporcional com base na data da ordem e sorteio, se necessário.
A OPS atraiu um total de 2.320 investidores, com a maioria das subscrições (64%) a situar-se entre 2.500 euros (montante mínimo) e os 10 mil euros.
A liquidação da oferta e emissão das obrigações está marcada para 20 de maio de 2024, data a partir da qual as novas obrigações começarão a ser negociadas na Euronext Lisboa. A operação contou com uma verificação externa para assegurar o alinhamento com os Sustainability-Linked Bond Principles, tendo recebido uma segunda opinião emitida pelo ISQ.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vista Alegre financia-se em 60 milhões de euros junto de 2.320 investidores
{{ noCommentsLabel }}