BRANDS' ECO Reporte ESG é “exigente”, mas também “uma oportunidade para as empresas”

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  • 22 Maio 2024

Pedro Cruz, ESG Coordinator Partner da KPMG Portugal, avisa que as novas regras europeias vão atingir as PME que integrem cadeias de valor das empresas cotadas.

A jornada da sustentabilidade é um desígnio que convoca todas as empresas, mas que representa desafios do ponto de vista da gestão – especialmente agora, em que as novas obrigações de reporte de dados não financeiros, que incluem os critérios ESG, vão ser aplicadas. “Para o ano de 2024, que já está em curso, as empresas cotadas são as primeiras a ter que endereçar esta nova regulação e estes novos requisitos. Nos anos seguintes, vamos tendo progressivamente as empresas mais pequenas a serem obrigadas a reportar”, enquadra Pedro Cruz, ESG Coordinator Partner da KPMG Portugal, durante a entrevista que concedeu ao ECO a propósito da nova campanha da consultora sobre o tema. Assista ao vídeo aqui:

Embora as regras prevejam que as pequenas e médias empresas (PME) não cotadas só tenham de partilhar informação sobre estes critérios em 2027, em muitos casos não será assim. A questão, explica o especialista, divide-se em duas forças que podem obrigar a uma antecipação do reporte ESG. Por um lado, o setor financeiro terá de divulgar a composição da sua carteira de crédito em função dos critérios ESG, o que leva os bancos a “pedir [este tipo de] informação às empresas mais pequenas” que “ainda não estão preparadas”.

“A segunda grande força e o segundo grande catalisador desta nova mudança é, efetivamente, a cadeia de valor”, aponta Pedro Cruz. Significa isto que basta ser fornecedor de uma empresa maior para que, a breve trecho, esta comece a pedir informações sobre a implementação de critérios ESG no negócio. “O ESG é um tema de compliance. É disruptivo, vai ser exigente, mas diria que há aqui muitas oportunidades”, assegura.

Transparência na comunicação é chave

“Fazer Diferente Faz a Diferença” é o mote da nova campanha da KPMG para alertar as empresas para a importância de endereçar o desafio do reporte ESG com uma perspetiva positiva. Teresa Cortes, Marketing Senior Manager da KPMG, não tem dúvidas de que as organizações “podem capitalizar [os investimentos em ESG] em favor da sua marca e da sua reputação”, desde que cumpram a regra de ouro: transparência acima de tudo.

“Defendemos que a empresa deve ser o mais transparente possível, porque o escrutínio é grande e à mínima imprecisão, as empresas serão sempre muito penalizadas. E o consumidor está muito atento a qualquer passo que as organizações dêem”, avisa. Os estudos comprovam que existe, de facto, uma vantagem comercial para as marcas que consigam percorrer este caminho com eficácia e que se pode traduzir em mais vendas. “As gerações mais novas têm capacidade e disponibilidade para pagar quase 20% mais por um produto sustentável”, acrescenta Pedro Cruz.

Mostrar ao tecido empresarial português que existem oportunidades na integração dos critérios ESG é o grande objetivo da KPMG com a campanha que acaba de lançar. É, também por isso, que os protagonistas são os especialistas da consultora em ESG. “O tema de ESG está em cima da agenda e felizmente a KPMG constituiu uma equipa multidisciplinar e com uma tremenda expertise nestes aspetos”, sublinha Teresa Cortes.

Assista à entrevista completa no vídeo acima e conheça as dicas deixadas pelos partners da KPMG para adotar uma estratégia ESG vencedora.

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