Liberais europeus querem afastar partido de Mark Rutte depois de acordo com extrema direita
A líder da família europeia dos liberais rejeitou o acordo entre Rutte e Wilders nos Países Baixos para a formação de Governo. Renovar Europa quer VVD fora do grupo político.
A líder do Renovar Europa, Valérie Hayer, considera que o Partido Popular para a Liberdade e Democracia (VVD) liderado por Mark Rutte, não deve continuar a fazer parte da família política europeia, depois de terem formado um acordo para formar o próximo Governo dos Países Baixos com o Partido da Liberdade (PVV), liderado por Geert Wilders.
“[A aliança] é uma opção inaceitável, porque não respeita os nossos valores“, cita o Le Monde as declarações a responsável pelo Renovar Europeia. “A minha linha vermelha é clara (…). Sempre respeitámos o cordão sanitário [contra a extrema-direita]. É um dos valores absolutos do grupo e eu assumirei as minhas responsabilidades no dia seguinte às eleições para garantir que não vamos contra a extrema-direita”, garantiu.
A eurodeputada espera “ter uma discussão com todos os membros do grupo” a 10 de junho, no dia seguinte às eleições, “de acordo com os estatutos do grupo”. À semelhança da líder da família política, também João Cotrim Figueiredo, cabeça de lista pela Iniciativa Liberal às eleições europeias, já se manifestou contra a coligação nos Países Baixos.
Em causa está o acordo formado entre o Partido Popular para a Liberdade e Democracia e o Partido da Liberdade, esta semana, para a formação de um Governo de coligação de direita nos Países Baixos, quase seis meses após a vitória eleitoral do líder da extrema-direita, Geert Wilders, que não será primeiro-ministro. Além do VVD e do PVV, a coligação conta também com o partido pró-agricultores BBB e o novo partido anticorrupção NSC.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Liberais europeus querem afastar partido de Mark Rutte depois de acordo com extrema direita
{{ noCommentsLabel }}