Preços dos imóveis comerciais têm subida histórica de 5,5% em 2023
Os preços dos imóveis comerciais estão a subir há dez anos consecutivos a um ritmo médio de 3,8%. Mas em 2023 esse aumento foi de 5,5%, a maior subida desde pelo menos 2009.
O bom momento do mercado imobiliário nacional é também espelhado pela evolução dos preços dos imóveis comerciais, que acumulam aumentos consecutivos há dez anos, e em 2023 registaram uma subida histórica de 5,5% — mais 1,3 pontos percentuais que em 2022.
A trajetória dos preços dos imóveis comerciais desde 2009 é marcada por períodos de recuperação e crescimento. Após uma queda acentuada entre 2009 e 2012, com os preços a descerem 8,6% em 2012, o mercado começou a recuperar gradualmente, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta segunda-feira.
Em 2014, o Índice de Preços das Propriedades Comerciais (IPPCom) subiu 3,7%, iniciando uma tendência positiva que se manteve, com algumas flutuações, até ao final do ano passado, com os preços a subirem a um ritmo médio de 3,8% por ano ao longo da última década.
O ano de 2023 destaca-se não só pelo aumento histórico de 5,5% no IPPCom, mas também pela menor diferença registada nas taxas de crescimento entre imóveis comerciais e residenciais desde 2015, ficando apenas separadas por 2,7 pontos percentuais, metade do diferencial dos últimos oito anos.
Nota: Se está a aceder através das aplicações, carregue aqui para abrir o gráfico.
Historicamente, o mercado residencial tem superado o comercial em termos de crescimento dos preços. Em 2023, o Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 8,2%, continuando a tendência de crescimento robusto dos últimos anos.
No entanto, no ano passado, a desaceleração de 4,4 pontos percentuais da taxa de crescimento do IPHab face ao aumento recorde de 12,6% em 2022, aliada ao aumento do ritmo de crescimento dos imóveis comerciais, resultou na menor diferença entre os dois índices desde 2015.
As projeções para o mercado imobiliário comercial por parte de várias sociedades gestoras indicam uma continuidade do crescimento dos preços, embora a um ritmo possivelmente mais moderado.
A adaptação contínua dos espaços comerciais às novas necessidades do mercado, juntamente com a recuperação económica pós-pandemia, deverá sustentar a valorização das propriedades comerciais nos próximo anos, salientam os especialistas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços dos imóveis comerciais têm subida histórica de 5,5% em 2023
{{ noCommentsLabel }}