Zelensky já aterrou em Figo Maduro. Marcelo e Montenegro recebem presidente ucraniano

O presidente da Ucrânia já aterrou em Figo Maduro para a sua primeira visita oficial a Portugal. Presidente da República e primeiro-ministro receberam Volodymyr Zelensky.

Volodymyr Zelensky já aterrou no aeroporto de Figo Maduro para a sua primeira visita oficial a Portugal. O presidente da Ucrânia foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro Luís Montenegro, o ministro da Defesa, Nuno Melo e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, no aeroporto militar, de Lisboa. A visita terá a duração de apenas cinco horas.

O Chefe de Estado ucraniano está em Portugal esta terça-feira para a sua primeira visita oficial ao país, na qual assinará de um acordo de cooperação bilateral para dez anos, no Palácio de São Bento. A assinatura do acordo com Portugal acontece depois de Zelensky ter formalizado um acordo de cooperação bilateral também com Espanha, no valor de mil milhões de euros e com a Bélgica, no valor de 997 milhões de euros. Depois da assinatura do acordo, Zelensky será recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

Segundo uma nota divulgada na segunda-feira pela Presidência da República Portuguesa e pelo gabinete do primeiro-ministro, trata-se de uma “visita de trabalho” com o objetivo de “aprofundar as excelentes relações entre os dois estados, com enfoque particular no reforço da cooperação no domínio da segurança e defesa”.

A mesma nota informa que esta visita de Zelensky “será ainda oportunidade para reiterar o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia, bem como com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kiev”.

Em declarações aos jornalistas, em Bruxelas, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse que o acordo bilateral a assinar durante esta visita de Zelensky abrange todas as áreas de cooperação entre os dois países nos últimos dois anos: “assistência humanitária, financeira, militar e política”.

“Recolhe todas as dimensões em que trabalhámos, mas de uma forma sistematizada, e com um horizonte de dez anos”, acrescentou Paulo Rangel.

Este acordo bilateral começou a ser planeado depois da última cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em julho do ano passado, em Vilnius (Lituânia), ainda com o anterior Governo, e agrega toda a intervenção portuguesa junto das autoridades ucranianas desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022.

Em 14 de maio, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, confirmou que estava a ser preparada uma visita do Presidente da Ucrânia a Portugal, sem indicar para quando nem com que programa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky já aterrou em Figo Maduro. Marcelo e Montenegro recebem presidente ucraniano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião