Copenhagen Infrastructure Partners e GE Vernova assinam um contrato de mais de 700 milhões de euros para o fornecimento de turbinas eólicas

  • Servimedia
  • 28 Maio 2024

O acordo, um dos maiores contratos para projectos de energia eólica em Espanha, deverá dar um grande impulso ao sector espanhol da energia eólica.

A Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) e a divisão Onshore Wind da GE Vernova anunciaram a assinatura de um acordo de mais de 700 milhões de euros para a entrega, instalação e colocação em funcionamento de 125 turbinas eólicas GE Vernova 6.1-158 no projeto eólico de Teruel, que a CIP tem vindo a promover através de contratos com um promotor nessa província e cuja fase de construção deverá começar em breve.

O acordo inclui também um contrato de serviço completo de 15 anos. Os 125 aerogeradores serão destinados ao projeto Teruel que, com uma capacidade instalada combinada de cerca de 760 MW, deverá tornar-se o maior parque eólico de Espanha, contribuindo significativamente para a aceleração da transição energética e para a descarbonização do sistema elétrico nacional, ao reduzir as emissões de CO2 em 320.000 toneladas por ano.

A CIP previu um investimento de cerca de mil milhões de euros para a construção deste parque eólico, aos quais se somarão mais 1,4 mil milhões de euros em custos de operação e manutenção ao longo da vida do projeto, de acordo com o relatório de impacto socioeconómico do projeto realizado por uma empresa de consultoria independente.

Espera-se que a encomenda anunciada, um dos maiores contratos para projetos eólicos em Espanha, constitua um importante impulso para a indústria eólica espanhola e irá alavancar a forte presença da GE Vernova em Espanha, onde a GE Vernova já tem mais de 4,3 GW em funcionamento, um centro de engenharia de excelência em Barcelona e duas fábricas que produzem pás de turbinas eólicas para o seu negócio LM Wind Power. Especificamente, as pás para as 125 turbinas eólicas deverão ser fabricadas na sua fábrica em Les Coves de Vinromà, Castellón. As torres de turbinas eólicas também deverão ser fabricadas nas fábricas espanholas de outras empresas localizadas em Albacete, Burgos e Galiza. O contrato baseia-se em acordos anteriores através dos quais a GE Vernova já forneceu 490 MW à CIP para energia eólica terrestre em Aragão, Espanha.

Vic Abate, CEO da GE Vernova Wind, afirmou estar “muito satisfeito por poder apoiar novamente a CIP nos seus objetivos de colocar mais energia eólica em linha para cumprir as ambiciosas metas de energias renováveis de Espanha e continuar a contribuir para a indústria eólica espanhola. Este acordo reforça a forma como podemos utilizar a nossa estratégia de produtos “cavalo de batalha” para fornecer aos nossos clientes uma tecnologia comprovada que lhes permite construir frotas de alta qualidade e alto desempenho em escala para satisfazer as exigências da transição energética”.

Nischal Agarwal, sócio do CIP, afirmou que “o cluster de Maestrazgo deverá ter um impacto socioeconómico muito positivo na criação de emprego e na economia aragonesa e valenciana, mas também na cadeia de valor de toda a indústria eólica espanhola. As turbinas eólicas serão fabricadas em unidades de produção localizadas em Espanha, como a fábrica da GE Vernova em Castellón, e outras de diferentes fornecedores em Albacete, Burgos e Galiza, onde se espera que sejam fabricadas as torres. Os valores do investimento e da criação de emprego fazem do Projeto Teruel uma referência do setor na Europa”.

O projeto aguarda apenas a Autorização Administrativa de Construção (AAC) para iniciar os trabalhos de instalação, tendo a CIP já comprometido todos os fundos necessários para levar a cabo a construção.

O projeto permitirá à CIP, que tem vindo a desenvolver uma das principais carteiras de projetos de energias renováveis em Espanha nos últimos cinco anos, acelerar a concretização dos ambiciosos objetivos de transição energética. Em junho de 2023, o Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico de Espanha (MITECO) anunciou que pretende produzir 62 GW de energia eólica até 2030, contra um objetivo anterior de 50 GW, como parte de um plano mais amplo para maximizar a quantidade de eletricidade do país produzida a partir de fontes renováveis. Além disso, espera-se que o projeto contribua para a manutenção de mais de 3.540 postos de trabalho, cerca de 400 milhões de euros em impostos e eletricidade equivalente ao consumo de 570.000 casas por ano.

A atividade eólica terrestre da GE Vernova tem uma base instalada total de mais de 56.000 turbinas e quase 120 GW de capacidade instalada em todo o mundo. Comprometida com o sucesso dos clientes há mais de duas décadas, a sua carteira de produtos oferece tecnologia comprovada e de próxima geração que lidera com turbinas de alta potência para permitir uma escala de alta qualidade e impulsionar a descarbonização através da geração mais económica e sustentável de energia renovável. Isto inclui mais de 1.200 unidades operacionais da sua plataforma de 6 MW, a turbina eólica onshore mais amplamente utilizada entre todos os OEMs que oferecem placas de identificação acima de 5 MW.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Copenhagen Infrastructure Partners e GE Vernova assinam um contrato de mais de 700 milhões de euros para o fornecimento de turbinas eólicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião