Aproximam-se os feriados: proteja a sua casa
Com os feriados, muitas pessoas deixam as suas habitações e aproveitam umas merecidas miniférias. Se é o seu caso, siga estes conselhos de segurança para proteger a sua casa enquanto está fora.
Junho é um mês conhecido pelos feriados e fins de semana prolongados, que levam a pequenas férias ou movimentações dentro do país. Portugal tem um parque de segundas habitações superior a 1 milhão, o que significa que cerca de 20% do parque habitacional português está destinado a casas secundárias. Estes são os números retirados dos últimos Censos, mas que têm vindo a aumentar, seja em resultado do aumento do teletrabalho que permite mais ausências, mais ou menos duradouras, dos locais de trabalho, seja pelo aumento da compra de casas por estrangeiros.
Nesse sentido, é importante que os proprietários tenham todos os cuidados possíveis quer com segundas habitações, quer com as primeiras habitações quando decidem sair para ir de férias. Existem conselhos preciosos que podem ajudar a que esteja de férias muito mais descansado e com menores preocupações quanto à sua habitação:
1 – Mantenha uma aparência exterior de casa habitada
Mantenha a aparência de que está em casa, recorra a um estendal com alguma roupa e deixe as persianas abertas de forma alternada. Se possível, tenha também um sistema automatizado de luzes que se acendam e apaguem durante o dia e a noite.
2 – Guarde os objetos de valor num cofre de alta segurança
Ao guardar os objetos de valor num cofre de alta segurança ou em locais que não são visíveis, pode evitar a sua perda em caso de roubo. Além disso, ajuda também a que não chame a atenção de possíveis assaltantes se não tiver objetos de valor em locais visíveis do exterior da habitação.
3 – Garanta que as fechaduras estão em boas condições
Confirme que todas as fechaduras funcionam bem. Além disso e, se possível, invista em fechaduras com tranca para impedir ou dificultar a abertura das portas. Existem já no mercado fechaduras inteligentes que reforçam a segurança da porta principal da habitação, graças a um cilindro antirroubo de máxima segurança e em que, em caso de tentativa de manipulação ou sabotagem, o painel central envia um alerta para a Central Recetora de Alarmes, que permite a atuação imediata.
4 – Verifique e reforce a segurança de todas as janelas e portas
Apesar de esta ser uma medida que deve assegurar sempre que se ausenta de casa, deve certificar-se de que todas as portas e janelas estão bem fechadas. Pode ainda fechar as portas interiores da casa, o que dificulta o trabalho a possíveis assaltantes caso consigam superar uma das portas exteriores, assim como utilizar trancas interiores para as janelas, de forma a impedir possíveis tentativas de intrusão
5 – Não publique a sua ausência nas redes sociais
Não deve expor demasiado a vida nas redes sociais. Ao fazê-lo, estará a dar pistas sobre as suas viagens e potenciais ladrões vão saber da sua ausência. Nesse sentido, é aconselhado que não sejam reveladas as datas de ausência ou os motivos para tal.
6 – Peça a alguém próximo para visitar a casa
Apesar de não ser necessário fazê-lo todos os dias, um familiar ou um amigo próximo pode visitar a sua casa. Dessa forma, pode garantir que tudo se mantém normal e passar a ideia de que a casa está habitada.
7 – Mantenha a sua habitação sob vigilância permanente
Recorra a um alarme ligado a uma central de alarmes para manter a habitação segura e sempre protegida. Os sistemas de segurança avançados permitem que, através do acesso remoto pelo seu smartphone, controle o alarme e verifique tudo o que se passa através de videovigilância.
8 – Informe a central de alarmes que vai estar fora
Se tiver um alarme instalado em casa, ao informar a central de alarmes acerca da sua ausência, no caso de o alarme da sua casa ser acionado, a polícia vai ser enviada ao local.
Todas estas precauções devem ser tidas em conta também pelo aumento da criminalidade que se verificou em Portugal no último ano. A criminalidade atingiu em 2023 o valor mais elevado em 10 anos, com um crescimento de cerca de 8%. O destaque estatístico anual publicado na página da Internet da Direção-Geral de Política de Justiça (DGPJ), indica que o número de crimes registados pelas autoridades policiais em 2023 foi de 371.995, mais 28.150 do que em 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aproximam-se os feriados: proteja a sua casa
{{ noCommentsLabel }}