2ª Conferência ECO Saúde e Economia dá palco à Inteligência Artificial

  • Cláudia Pinto
  • 3 Junho 2024

O painel “Os riscos operacionais e legais da IA na Saúde” integrado na 2ª Conferência Anual ECO Saúde e Economia, no passado dia 28 de maio, reuniu três oradores que debateram os desafios atuais.

A IA veio para ficar em vários setores com um claro impacto para a economia. Em particular, na saúde, que ganhos e oportunidades, por um lado, e que riscos e restrições legais, por outro? Foi este o ponto de partida para o debate realizado entre Ana Gil Marques, Head of Legal & Compliance Siemens Healthineers Portugal, Miguel Nobre Menezes, médico cardiologista no Hospital de Santa Maria e Hospital Lusíadas Lisboa, e Maria Raimundo, consultora freelancer em tecnologia e saúde.

Entre os temas abordados, destacam-se as soluções já existentes no mercado, a aceleração de análise e execução de meios complementares de diagnóstico e a automatização da burocracia para libertar os médicos para a prática clínica, diminuindo algumas tarefas que ocupam demasiado tempo, permitindo-os dedicarem-se mais à prática clínica. Por outro lado, que riscos podem trazer as decisões baseadas em algoritmos de IA que, muitas vezes, podem não ser compreendidas e o facto de passarmos a falar com médicos virtuais em vez de se potenciar o lado humano da medicina?

Com as necessidades de IA na área da saúde, que benefícios podem ser antecipados? O que podem esperar os doentes, mas também os profissionais? Foram estes os temas do segundo painel da Conferência, que destacou também os imperativos legais e a atualização do Regulamento mais atual que define as regras para a utilização dos sistemas de IA em vários setores, como o da saúde.

Os oradores convidados para este painel abordaram as prioridades específicas, mas também as preocupações na sua área de atuação. Concluiu-se ainda que neste caminho da evolução da IA na Saúde, a equipa deve ser interdisciplinar e com profissionais de várias áreas, desde médicos, engenheiros, business development, design thinkers, entre outros.

Assista ao debate neste vídeo:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

2ª Conferência ECO Saúde e Economia dá palco à Inteligência Artificial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião