Grupo Vista Alegre manteve lucro de 1,5 milhões no primeiro trimestre
A empresa dá é "destaque positivo" ao "crescimento de 25,0% das receitas na faiança face às receitas de março de 2023", para 4,5 milhões de euros.
O Grupo Vista Alegre registou um lucro de cerca de 1,5 milhões de euros até março, valor semelhante àquele apresentado no mesmo período de 2023, anunciou a empresa esta sexta-feira. “O resultado líquido dos primeiros três meses do ano 2024, à semelhança do exercício de março 2023, situou-se em cerca de 1,5 milhões de euros”, refere em comunicado.
O volume de vendas consolidado do Grupo Vista Alegre ficou nos 30,7 milhões de euros no final de março, menos 1,2% que o valor do primeiro trimestre do ano passado (31,1 milhões de euros). “Os produtos marca do Grupo, Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, apresentaram uma evolução favorável no retalho (físico e ‘online’) a nível nacional e internacional tendo crescido 8,4% face ao mesmo período do ano 2023″, especifica o comunicado.
Dando continuidade à sua estratégia, o Grupo vem “consolidando posição em mercados, como os EUA com um crescimento de 23%, e expandindo a marca para novos mercados como República Checa, Noruega e Emirados Árabes Unidos”. Na análise do comportamento por segmentos, é dado “destaque positivo para o crescimento de 25,0% das receitas na faiança face às receitas de março de 2023”, para 4,5 milhões de euros.
Já na porcelana, registou-se um decréscimo na venda de produtos de private label e no canal horeca (hotelaria e restauração), “originando a redução de 16,5% do volume de vendas neste segmento face ao período homólogo”, para 9,5 milhões de euros. O segmento com maior valor é o grés, atingindo vendas de 13,3 milhões de euros, o que representa mais 4,7% que no primeiro trimestre de 2023.
A empresa refere no comunicado que, no 1º trimestre de 2024, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) atingiu os 6,5 milhões de euros, um crescimento de 5,0% face ao período homólogo. O mercado externo representa 74,1% do volume de negócios da Vista Alegre, com 22,8 milhões de euros de vendas, sendo Alemanha, França, Espanha e Itália, na Europa, e os EUA e Brasil os maiores contribuidores.
Até final de março, o investimento foi de 1,9 milhões de euros “maioritariamente direcionado para a descarbonização, no sentido de alcançar uma maior sustentabilidade nos processos produtivos e redução da pegada carbónica das fábricas do Grupo Vista Alegre”, explica. O grupo Vista Alegre refere ainda a redução da dívida bruta consolidada em 6,8 milhões de euros face a dezembro de 2023, para 81,8 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Grupo Vista Alegre manteve lucro de 1,5 milhões no primeiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}