Os festivais destacam-se como um fenómeno cultural e turístico em crescimento, da Arábia Saudita à Suíça

  • Servimedia
  • 5 Junho 2024

Nos últimos anos, os festivais evoluíram para verdadeiras experiências que combinam atividades culturais, musicais e gastronómicas, entre muitas outras.

A popularidade dos festivais de música em particular, e a oportunidade de desfrutar desta experiência ao ar livre durante a época de verão e de ver vários artistas num único palco, aumentou a procura destes eventos, especialmente entre os jovens, que consideram este tipo de experiências essenciais para o verão, criando um “novo modelo de turismo” acessível e economicamente viável.

Os festivais não são apenas uma ferramenta para atrair turismo nacional e internacional, mas também promovem outras atrações locais, fortalecendo a economia, especialmente em setores como a hotelaria. São também uma excelente oportunidade para divulgar a cultura do país de acolhimento e facilitar a internacionalização das cidades. Atualmente, existem festivais em todo o mundo:

Jeddah, na Arábia Saudita, é uma cidade dinâmica que celebra a cultura pop moderna e as tradições antigas. Durante a época de verão, celebra o Festival de verão de Jeddah, que inclui atividades como jogos, passeios de jet ski, compras com desconto, espetáculos de fogo de artifício, passeios em veículos todo-o-terreno pelas dunas do deserto e comida árabe. Outros festivais em Jeddah permitem aos turistas conhecer a autêntica cultura saudita, tornando a cidade um destino atrativo para vários tipos de viajantes.

Espanha é o país com mais festivais no mundo, com quase mil eventos por ano, e um dos principais destinos turísticos para festivais de música. Entre os festivais de música mais importantes encontram-se o primavera Sound, que se destaca pela sua homenagem aos anos noventa e pela sua aposta na paridade, apresentando este ano um cartaz liderado por mulheres. E o Mad Cool Festival oferece uma experiência musical com uma mistura de rock e pop com um toque nostálgico dos anos noventa, consolidando a sua identidade atual.

O Paleo Festival Nyon, na Suíça, é um dos mais importantes eventos musicais da Europa, oferecendo seis dias e noites de música e espetáculos em sete palcos. O festival não é apenas uma plataforma para jovens talentos e grandes artistas, mas também inclui uma variedade de estilos musicais, circo e artes de rua. O festival transforma-se numa cidade temporária que se encarrega do acolhimento, da decoração e da seleção de bancas de comida e artesanato, proporcionando uma experiência única e diversificada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os festivais destacam-se como um fenómeno cultural e turístico em crescimento, da Arábia Saudita à Suíça

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião