A União Fotovoltaica Espanhola realiza a sua Assembleia Geral e a cerimónia de entrega do 1º Prémio “Criadores do Futuro

  • Servimedia
  • 7 Junho 2024

Rafael Benjumea, da FLS Solar, foi reeleito presidente da União Fotovoltaica Espanhola (UNEF) durante a Assembleia Geral da associação realizada esta semana em Madrid.

Durante o seu mandato de quatro anos, o setor sofreu importantes alterações regulamentares e atravessou momentos de crescimento recorde devido a circunstâncias excecionais.

O recém-reeleito presidente da UNEF, Rafael Benjumea, agradeceu aos membros a confiança renovada que depositaram nele e comprometeu-se a “continuar a trabalhar para desenvolver todo o potencial do setor fotovoltaico nacional como motor económico e gerador de emprego a longo prazo, bem como a continuar a demonstrar a força do setor e das empresas que o compõem e a garantir o futuro e a estabilidade do autoconsumo ”.

A assembleia, que se realizou com a representação de mais de 800 empresas, também votou o novo Conselho de Administração da organização, composto por 17 membros que representam todas as secções (instaladores e engenharia, produtores, fabricantes, distribuidores, mistos e armazenamento).

Na reunião, para além da aprovação do “Relatório de Desempenho para o ano de 2023” e do “Relatório de Contas” do ano anterior, os principais objetivos acordados foram a promoção da eletrificação, a procura de novas áreas de negócio para o setor (cidades inteligentes, ilhas inteligentes, gestão integrada da procura), bem como a procura de formas comuns de impulsionar o setor industrial espanhol.

No que diz respeito ao autoconsumo, a associação do setor continuará a trabalhar nos próximos três anos para melhorar as ligações à rede de distribuição, bem como o quadro regulamentar para o autoconsumo coletivo, eliminar a autorização de acesso e ligação para as instalações de autoconsumo cuja potência instalada seja inferior à potência contratada, promover incentivos para o desenvolvimento do autoconsumo, aumentar a distância para o autoconsumo partilhado de 500 para 2000 metros em geral e desbloquear 10% da capacidade reservada para autoconsumo ao nível da rede de distribuição.

Por sua vez, a UNEF indicou que continuará com a linha de diálogo público-privado para conseguir a retomada dos leilões, bem como um calendário para os mesmos, uma reserva de potência para a geração distribuída e a convocação de concursos de capacidade. A associação setorial, através da promoção do Selo de Excelência em Sustentabilidade, indicou que continuará a trabalhar para manter a perceção social positiva dos projetos em terra através da criação de valor acrescentado com o território e os cidadãos. No que respeita ao armazenamento, é essencial conseguir um quadro regulamentar e remuneratório adequado.

A Assembleia Geral foi também seguida da entrega da 1ª Edição dos Prémios “Criadores do Futuro” – nome inspirado na frase de Peter Drucker “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo” – com os quais a União Fotovoltaica Espanhola quis reconhecer as pessoas que foram fundamentais no apoio ao setor nos últimos tempos, destacando-se pela sua participação ativa na promoção do seu desenvolvimento.

Assim, a UNEF premiou Sara Aagesen, Secretária de Estado da Energia; Manuel Larrasa, Secretário-Geral da Energia da Junta da Andaluzia; Rosa Melchor, Presidente da Câmara Municipal de Alcázar de San Juan (Ciudad Real); Juan Ávila, Presidente da Câmara Municipal de Carmona (Sevilha); e Olga García, Ministra da Transição Ecológica e Sustentabilidade da Junta da Extremadura de 2019 a 2023.

“A energia fotovoltaica tem sido e continuará a ser um elemento transformador da sociedade espanhola, bem como uma garantia para a criação de novas oportunidades não só para o futuro, mas também para um presente que já está a acontecer. O impulso do MITERD sempre foi e continuará a ser o de continuar a consolidar um setor representado na UNEF, que é fundamental para o projeto do nosso país e para a contenção da emergência climática”, afirmou Sara Aagesen durante a entrega do Prémio Criadores de Futuro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A União Fotovoltaica Espanhola realiza a sua Assembleia Geral e a cerimónia de entrega do 1º Prémio “Criadores do Futuro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião