A inclusão social de grupos em situação de vulnerabilidade, em debate em Valência

  • Servimedia
  • 13 Junho 2024

O 3º Congresso ADVANCE/R+S de Empresas Responsáveis e Sustentáveis, em Valência, organizou uma mesa redonda para debater o desafio de integrar o impacto social no coração das empresas.

No contexto de um mundo em que se dá cada vez mais importância à sustentabilidade e à responsabilidade social das empresas, o setor empresarial está a explorar formas de integrar o impacto social no centro do negócio. Sob esta premissa, realizou-se no BioHub de Valência o 3º Congresso ADVANCE/R+S, promovido anualmente pelo Club de Empresas Responsables y Sostenibles de Valencia.

No âmbito do painel de discussão ‘Impacto social ligado ao core business’, as entidades Visualfy, Homeless Entrepreneur, Fundación Colisée ou La Fageda Fundació integraram uma mesa redonda na qual, através da participação de especialistas e experiências práticas, foram abordados os desafios sociais, ambientais e de boa governação que as empresas enfrentam. Desta forma, foram analisados os desafios e as tendências colocados pela mudança de paradigma para um mundo mais respeitador das pessoas e do planeta.

O projeto social catalão La Fageda, que integra pessoas com deficiência e grupos vulneráveis há 42 anos, foi um dos convidados da mesa redonda, representado por Eva Torrents, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais do projeto. Torrents, salientando o valor diferenciador da fundação – a integração social através de um trabalho real e digno – sublinhou que “o impacto social do emprego de pessoas de grupos vulneráveis vai para além da melhoria da vida destas pessoas em termos de autonomia e autoestima; traduz-se também em bem-estar para as respetivas famílias e em benefícios diretos para o território, tanto a nível social como económico”.

Torrents especificou também que La Fageda está atualmente imersa no cálculo do valor social integrado através de uma metodologia muito rigorosa que lhe permitirá exprimir em termos monetários o impacto social e económico do projeto, a fim de se manter responsável perante todas as suas partes interessadas.

La Fageda é um projeto social cuja missão é melhorar a qualidade de vida e promover a integração social de pessoas em risco de exclusão social em La Garrotxa (Girona), através de um trabalho real e digno. Para o conseguir, utiliza uma poderosa estrutura empresarial que trabalha para criar valor dentro da organização e para o resto da sociedade. Este projeto sem fins lucrativos foi fundado em 1982 pelo psicólogo Cristóbal Colón e emprega atualmente mais de 600 pessoas.

Desenvolve atividades sociais e empresariais com um objetivo comum: garantir o bem-estar das pessoas. A mais conhecida das suas atividades empresariais é a produção de iogurtes e sobremesas lácteas, na qual é uma referência. Desde fevereiro de 2023, La Fageda está presente na Comunidade Valenciana com os seus iogurtes – elaborados por pessoas de grupos vulneráveis -, que chegaram a estabelecimentos de consumo em Castellón e Valência com o objetivo de sustentar o seu projeto social.

No entanto, a sua presença em Valência não se centra apenas na comercialização de iogurtes. Para além do 3º Congresso ADVANCE/R+S de Empresas Responsáveis e Sustentáveis, La Fageda promove atividades de debate em Valência, como o colóquio organizado em maio no Alcatí Business Club, que debateu a forma como as empresas podem incorporar o valor social e o compromisso com as pessoas, partilhando os principais marcos do projeto social com empresas dos setores do grande consumo, restauração, hotelaria e coletividades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A inclusão social de grupos em situação de vulnerabilidade, em debate em Valência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião