UAX celebra a graduação da sua turma de 2024 com mais de 7.000 alunos patrocinados por profissionais da Quirónsalud e da Salesforce

  • Servimedia
  • 17 Junho 2024

Colocou os estudantes no centro de todas as suas atividades, promovendo a sua formação e empregabilidade em conjunto com grandes empresas como a Microsoft, IBM, Santander, Avanade, Orange Bank, KMPG.

O ano académico 2023/2024 chegou ao fim e a Universidad Alfonso X el Sabio (UAX) encerrou-o, como é tradição, com a celebração no fim de semana das cerimónias de graduação de uma nova turma de estudantes. Dois eventos académicos tiveram lugar no campus da UAX em Villanueva de la Cañada, marcando o fim da etapa universitária para mais de 7.000 estudantes. Estes novos estudantes juntam-se à comunidade de mais de 50.000 antigos alunos que já estudaram na UAX.

No seu discurso, Jesús Núñez Velázquez, Presidente da Universidade Alfonso X el Sabio, salientou que “durante estes anos, na UAX temos trabalhado com um objetivo claro: inspirar, acompanhar e desenvolver o talento de cada estudante, para que possa alcançar os seus objetivos e contribuir com valor para a sociedade. Com o esforço e o trabalho de todos, conseguimos que a UAX seja reconhecida como uma referência em empregabilidade e excelência, em todas as suas áreas de conhecimento”.

Durante o ano letivo de 2023/2024, a UAX continuou a trabalhar para consolidar a sua posição como uma das universidades privadas líderes em inovação educativa. Fê-lo tornando-se pioneiro e referência com a sua Faculdade de Negócios & Tecnologia, a primeira faculdade em Espanha a integrar a formação nas áreas de negócios e tecnologia, equipando os estudantes com conhecimentos para liderar e compreender como aplicar a tecnologia aos negócios, para gerar ideias de negócio com impacto, escaláveis e sensíveis às necessidades do mundo real. Para além disso, os alunos desta faculdade estudam no novo campus urbano UAX Madrid Chamberí, localizado no coração da zona empresarial de Madrid, onde a universidade criou um ecossistema de inovação onde os alunos vivem e colaboram diariamente com empresas como a Avanade, Cimpa, Sener, GGTech e Denexus.

Este ecossistema incorpora o seu modelo educativo UAXmaker, que promove a participação dos estudantes em projetos alinhados com o ODS2030 para desenvolver soluções reais para desafios lançados por empresas como a Agência Espacial Europeia, Quirónsalud, MS, Caixabank, Sacyr e a Fundação Achalay, entre outras. Estes projetos ajudam os estudantes a entrar em contacto com a vida profissional e a aumentar a sua empregabilidade.

Isabel Fernández, reitora da Universidade Alfonso X el Sabio, sublinhou que, graças a este modelo educativo, os estudantes desenvolveram “as competências e obtiveram as certificações profissionais de que os empregadores continuarão a necessitar nos próximos anos”. Fernández também quis destacar “os verdadeiros projetos de inovação com empresas, trabalhando de forma interdisciplinar com metodologias ágeis” que estes estudantes desenvolveram na UAX desde o início dos seus estudos universitários.

Rocío Tortosa, Vice-Presidente Regional da Salesforce, alumni que atuou como madrinha da turma de 2024, encorajou os graduados a viver esta nova etapa sem esquecer “a importância de viver no presente, ser versátil, colocar o coração em tudo o que fazem, aprender e fazer a vossa parte para mudar o mundo. Vocês são o futuro, e o futuro brilha com a vossa presença”.

Jesús García-Foncillas, Diretor do Instituto de Oncologia e do Departamento de Oncologia do Hospital Universitário Fundación Jiménez (Quirónsalud), e padrinho desta turma de 2024, explicou aos licenciados que estão agora na grelha de partida “num mundo muito competitivo, mas que não devem ter medo nenhum, graças à formação que receberam. Vocês são a elite, a excelência e o futuro. Sois também o nosso melhor baluarte para realizar os vossos e os nossos sonhos e para tornar esta sociedade cada vez melhor, com mais valores e com uma grande capacidade de realizar grandes desafios”.

TECNOLOGIA COM OBJECTIVO

A Universidade Alfonso X el Sabio manteve o seu compromisso com a formação em todas as áreas para aplicar a tecnologia com objetivos e em benefício da sociedade. Nesta linha, lançou o primeiro Observatório sobre o impacto da tecnologia nas profissões, um estudo que analisa a penetração da IA generativa na sala de aula e no âmbito profissional, bem como a utilização desta tecnologia em ambos os ambientes. Este observatório insere-se na estratégia da universidade para formar os seus alunos na utilização responsável da tecnologia em geral e da IA generativa em particular, que inclui também um programa para completar a integração da IA em todas as suas licenciaturas até ao início do ano letivo de 2024/2025.

Paralelamente a estes projetos, a UAX tem desenvolvido investigação de excelência com empresas para criar inovações em diferentes setores. É o caso da Cátedra UAX – Padecasa, cuja investigação resultou na criação da primeira mistura asfáltica aromatizada do mundo, ou a investigação sobre imunoterapia com células estaminais contra a doença inflamatória intestinal crónica em caninos, que está a ser desenvolvida pelo Hospital Clínico Veterinário da UAX e pela EquiCord.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UAX celebra a graduação da sua turma de 2024 com mais de 7.000 alunos patrocinados por profissionais da Quirónsalud e da Salesforce

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião