#5 Canhões preparados, CR(ecordes)7 e o onze de Portugal

O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.

A Roménia mostrou à Europa que também sabe e quer jogar futebol. Nunca tinham vencido um jogo de Europeu e agora mudaram a narrativa com o seu maior triunfo de sempre numa grande competição, após um futebol de garra, vertical e agressivo na defesa. “Geração de alma” apelidou Edward Iordanescu, o selecionador da Roménia. Valeu Dennis Man, Nicolae Stanciu e Denis Dragus. Por falar em surpresas, no mesmo grupo, a Eslováquia derrotou a Bélgica. Romelu Lukaku só errou e Stanislav Lobotka transcendeu-se. A noite terminou com vitória francesa sobre a Áustria. Olivier Giroud é o jogador mais velho da seleção francesa a atuar num Europeu (37 anos e 8 meses) e a França é a equipa com mais autogolos na história da prova (4).

Hoje é o grande dia de Portugal. Por isso, e além de haver Turquia x Geórgia às 18h00, os holofotes estão apontados na turma de Roberto Martínez, que se estreia no Euro 2024 frente à Chéquia. Deixamos alguns apontamentos a ter em conta sobre o desafio da Seleção Nacional.

Os 3 Cantos do Dia

Chéquia não é “medricas”

Roberto Martínez não tem dúvidas sobre o estilo de jogo da Chéquia. O primeiro adversário de Portugal no Euro 2024 aposta na pressão alta e fisicalidade de vários jogadores (bolas paradas e cruzamentos), mas também há qualidade técnica. Tomás Soucek – recupera, distribui, inteligente a nível posicional e chega a zonas de ataque – e Patrick Schick – forte no apoio e finalização – destacam-se. Ivan Hasek, selecionador da Chéquia, afirmou que vão jogar para ganhar. Roberto Martínez respondeu e acredita quea Chéquia está preparada para arriscar e disputar a partida olhos nos olhos com Portugal.

Diogo Costa e mais 10

Já foi revelado por Roberto Martínez que Diogo Costa vai ser titular. O resto é para análise, ponderação e debate. A maior dúvida na defesa é entre uma linha de três centrais (e possível 3-4-3) ou de dois centrais (e possível 4-3-3). Acredito em Gonçalo Inácio, Rúben Dias e Pepe, com as alas entregues a João Cancelo (esquerda) e Diogo Dalot (direita). O meio-campo, à semelhança de todos setores na verdade, está repleto de qualidade e não é tarefa fácil. Bruno Fernandes é o mais consensual e poderá ser acompanhado de João Palhinha (papel de recuperação e desarme em possíveis transições rápidas da Chéquia) e Vitinha a complementar. O ataque poderá ser composto por Rafael Leão (esquerda), Cristiano Ronaldo (ponta de lança) e Bernardo Silva (direita).

Cristiano Ronaldo ou CR(ecordes)7

Sempre disse que não persegue os recordes, os recordes é que o perseguem. Não há ninguém com mais minutos (2033) e jogos (25) em Europeus que Cristiano Ronaldo, daí também preparar-se para ser o primeiro jogador a disputar seis Europeus (já é o detentor do recorde com presença em cinco provas). Está a uma assistência do jogador com mais assistências na competição (8) e pode tornar-se no único atleta com 15 golos em Europeus. Além disso, caso brilhe e no final tenha espaço na equipa do torneio, seria o primeiro jogador a aparecer quatro vezes no melhor 11 do Euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#5 Canhões preparados, CR(ecordes)7 e o onze de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião