Banco de Inglaterra mantém taxa de juro nos 5,25% pela sétima vez consecutiva

O Banco de Inglaterra decidiu voltar a manter a taxa de juro no nível mais elevado desde março de 2008, num sinal de cautela em relação à inflação e a um ambiente económico com muitas incertezas.

O Comité de Política Monetária do Banco de Inglaterra decidiu voltar a manter a taxa de juro da libra esterlina nos 5,25%, pela sétima vez consecutiva, conforme anunciado no comunicado divulgado esta quinta-feira.

Esta decisão, tomada por uma maioria de sete votos contra dois, sublinha a postura cautelosa do Banco de Inglaterra face a um ambiente marcado por sinais mistos provenientes da economia britânica, destaca o Comité de Política Monetária em comunicado.

A taxa de juro mantém-se assim no nível mais elevado deste 31 de março de 2008 e reflete a determinação da entidade liderada por Andrew Bailey em garantir que a inflação retorne de forma sustentável a meta de 2% no médio prazo.

Segundo o comunicado do Banco de Inglaterra, “a postura restritiva da política monetária está a pesar sobre a atividade na economia real, conduzindo a um mercado de trabalho mais frouxo e a uma redução das pressões inflacionárias”.

Os sete membros que votaram a favor da manutenção da taxa sublinharam que, embora a inflação tenha atingido a meta de 2% em maio, os indicadores de persistência inflacionária, embora em moderação, continuam elevados.

Por outro lado, os dois membros que votaram pela redução da taxa de juro em 25 pontos base argumentaram que “a taxa de juro precisa de se tornar menos restritiva agora para permitir uma transição suave e gradual na postura da política”.

O Banco de Inglaterra revela ainda que espera que a inflação suba ligeiramente no segundo semestre deste ano, “à medida que as quedas nos preços da energia do ano passado saem da comparação anual”. Adicionalmente, a entidade liderada por Bailey sublinha que o PIB do Reino Unido parece ter crescido mais do que o esperado na primeira metade de 2024, embora as sondagens empresariais sugiram um ritmo de crescimento subjacente mais lento, em torno de 0,25% por trimestre.

De acordo ainda com o comunicado do Comité de Política Monetária do Banco de Inglaterra, “a política monetária precisará de permanecer restritiva por um período suficientemente longo para garantir que a inflação retorne à meta de 2% de forma sustentável”.

Para isso, o Banco de Inglaterra sublinhou que está preparado para ajustar a política monetária conforme necessário, monitorizando de perto os indicadores de pressões inflacionárias persistentes e a resiliência da economia como um todo, incluindo a condição do mercado de trabalho, crescimento salarial e inflação de serviços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Inglaterra mantém taxa de juro nos 5,25% pela sétima vez consecutiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião