Instituto Coordenadas destaca as academias de ténis espanholas “no topo do mundo e a sua orientação académica como um valor diferencial”

  • Servimedia
  • 21 Junho 2024

A análise coloca a Academia Emilio Sanchez como expoente de uma proposta que combina desporto de elite e uma sólida oferta educativa.

O Instituto Coordenadas de Governação e Economia Aplicada realizou uma análise do papel e da função desempenhada pelas principais academias de ténis em Espanha e no mundo, que funcionam como base e trampolim para forjar futuros talentos no campo do desporto, juntamente com uma formação académica de qualidade, “tudo isto baseado na ideia básica de que não há grandes profissionais se não houver melhores pessoas”.

O Instituto, que acompanha de perto o impacto da cultura desportiva como pilar do desenvolvimento, destaca nas suas conclusões o valor acrescentado e o diferencial para o futuro proporcionado pelas academias que deram prioridade ao equilíbrio entre a formação, os valores da competição e o esforço constante exigido pelo desporto de alto nível e uma proposta académica competitiva.

No seu relatório, a Academia Emilio Sánchez, que celebra o seu 25.º aniversário em 2024 como uma referência internacional como academia que oferece aos estudantes a oportunidade de receber educação num ambiente académico enquanto treinam num centro de alto rendimento, é o primeiro exemplo. A fusão dos estudos e do ténis é uma característica distintiva da academia, que está sediada em Barcelona e, desde 2012, na Florida. Foi reconhecida com a distinção Middle States Athletics Program Distinction pelo seu compromisso com a educação holística e a sua abordagem para promover a excelência no desporto. A distinção é atribuída pela Middle States Association of Colleges and Schools (MSA).

Também menciona a Rafa Nadal Academy, que começou em 2016 em Manacor (Maiorca), combinando a educação desportiva de alto rendimento com o ensino em sala de aula, com o objetivo de formar tenistas e pessoas. Durante este período, foi inaugurada uma segunda Rafa Nadal Academy no Kuwait, bem como três centros desportivos denominados Rafa Nadal Tennis Centre no México, na Grécia e em Hong Kong.

Para o vice-presidente executivo do Instituto Coordenadas, Jesús Sánchez Lambás, a contribuição das academias que se propõem combinar o desporto e a educação é essencial para proporcionar a estes futuros talentos uma base que, indiscutivelmente, lhes dará mais ferramentas, tanto físicas como mentais, para enfrentar cada competição, quer termine em vitória ou em derrota, dotando-os das capacidades técnicas e intelectuais tão necessárias para superar as adversidades.

Lambás destaca a influência histórica e atual destas academias no ténis mundial, a sua capacidade de produzir jogadores de elite e o seu reconhecimento na comunidade tenística. “Em Espanha temos academias de qualidade e há que destacar o esforço de recursos que fazem os seus promotores, na sua maioria figuras consagradas, para se colocarem no pódio mundial da formação técnica e pedagógica, transferindo experiências formidáveis que só podem ser transmitidas através do contacto professor-aluno”, recorda.

A nível internacional, há mais exemplos de tenistas de renome que se comprometeram a canalizar a sua experiência no desporto para a formação das novas gerações. A lista inclui a IMG Academy (Estados Unidos), a Mouratoglou Tennis Academy (França); a Evert Tennis Academy (Estados Unidos); e a Good to Great Tennis Academy (Suécia), entre outras.

O Instituto Coordenadas também reflete sobre a reduzida presença de jogadores espanhóis na centena superior do circuito, com base numa análise recentemente publicada pelo ícone do ténis espanhol, Emilio Sánchez Vicario, na qual descreve os pilares da Espanha como berço de tenistas e como recuperar esse dinamismo face à ascensão dos Estados Unidos. O Comissário partilha a necessidade de apostar nos clubes e nas academias, as forças motrizes do ténis, que promovem os jogadores e criam tenistas profissionais.

“À medida que os jogadores sobem na pirâmide, o número de participantes diminui, o que reflete a competitividade e o nível de competência necessário para chegar ao topo”, recorda Jesús Sánchez Lambás, que sublinha a importância de facilitar a transição para a esfera profissional e a necessária parceria público-privada na construção de bases sólidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Instituto Coordenadas destaca as academias de ténis espanholas “no topo do mundo e a sua orientação académica como um valor diferencial”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião