#12 Itália e Espanha: O caos e a ordem, morte na praia e atenção Cristiano Ronaldo

O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.

A Croácia desceu do Céu ao Inferno em segundos e a Itália vice-versa. Durante a partida, o prémio de apoio foi sem dúvida para a Croácia, com os adeptos num estado intenso, apaixonado e, por vezes, pouco racional. Cantavam, gritavam, mas também atiraram vários objetos ignorando consequências. No último momento do jogo, Mattia Zaccagni vestiu a capa de herói e colocou um grande sorriso na cara dos italianos. Da euforia e festa à lágrima num abrir e fechar de olhos. Aconteceu futebol e a Croácia, a ponto de garantir a qualificação em segundo lugar, foi eliminada. Já do outro lado a Espanha fez o pleno, sem sofrer qualquer golo na fase de grupos. Registo imaculado.

Há uma novidade no dia de hoje. Pela primeira vez desde que o Euro 2024 começou, vamos ter quatro jogos num só dia: França x Polónia e Países Baixos x Áustria (17h00) e Dinamarca x Sérvia e Inglaterra x Eslovénia (20h00). Portugal joga esta quarta-feira frente à Geórgia no seu último jogo da fase de grupos.

Os 3 Cantos do Dia

Croácia comeu e depois morreu na praia

Digestão, talvez. A Croácia teve uma entrada forte e apequenou a Itália nos minutos iniciais. Viu-se uma enorme posse da Croácia que tinha como objetivo controlar o meio-campo, enquanto os comandados de Luciano Spalletti mal conseguiam ter bola, manter e atacar de forma organizada. Passado um cabo das tormentas, a Itália melhorou e subiu no terreno, muitas vezes começando a construir por dentro e atraindo para criar espaço e lançar nas laterais (não foi aproveitado como poderia). Transpareceu várias dificuldades a nível ofensivo, especialmente na chegada ao último terço e última decisão, e faltava maior criatividade. Houve crescimento em momentos, mas, a jogar assim, não vai longe no Euro 2024.

Atenção Cristiano Ronaldo e… Pepe

Luka Modric continua a reforçar o seu nome nos manuais históricos do futebol. Frente à Itália, o médio do Real Madrid marcou o seu 26.º golo pela Croácia (o 4.º em Campeonatos da Europa) e tornou-se no jogador mais velho a faturar em Europeus, com 38 anos e nove meses. Superou, portanto, Ivica Vastic (38 anos e oito meses) que marcou pela Áustria em 2008. Contudo, se Cristiano Ronaldo ou mesmo Pepe (nunca se sabe) marcarem neste Euro, Luka Modric perderia o trono. Neste momento, nem deve querer muito saber do recorde. Viu-se como estava quando foi receber o prémio de melhor em campo. Completamente desolado.

Mais 3 bilhetes para os oitavos-de-final

Os Grupos A e B já estão fechados, com a Alemanha, Suíça, Espanha e a Itália 100% garantidos nos oitavos-de-final do Euro 2024. O Croácia x Itália teve mais repercussão e há agora mais três equipas apuradas: a Inglaterra, a França e os Países Baixos. Ainda não está definido em que lugar passam, mas estão asseguradas nem que seja como um dos melhores terceiros. As três equipas jogam esta terça-feira. Mencionar também um dado curioso – a Espanha já utilizou 25 jogadores no Euro 2024: só falta apenas Álex Remiro, guarda-redes, para terem rodado toda a lista de convocados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#12 Itália e Espanha: O caos e a ordem, morte na praia e atenção Cristiano Ronaldo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião