A UAX define a sua Faculdade de Música como “a academia dos novos talentos da indústria em Espanha”
A Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) afirmou na quinta-feira que a sua Faculdade de Música e Artes do Espetáculo se tornou a "grande referência e berço de novos talentos musicais no nosso país".
Tanto entre o seu corpo docente como entre os seus alunos e licenciados há músicos de renome que hoje triunfam em vários estilos. A UAX sublinhou que aplica uma metodologia própria, que alia a teoria à prática, “e que os prepara para enfrentar a carreira profissional, confrontando-os com espetáculos públicos desde o início da sua formação, para que possam mergulhar nas sensações que vão sentir em palco”.
Como complemento à formação musical, explicou que os alunos das diferentes licenciaturas da Faculdade de Música da UAX têm diferentes disciplinas que os instruem de forma abrangente para a atuação, como a gestão da ansiedade em palco ou o cuidado com a postura para evitar lesões.
ESTUDANTES
Sofía Zarzoso, Mestre em Performance e Investigação em Performance na UAX, é um dos grandes talentos da cena musical em Espanha. Zarzoso foi escolhida para dirigir a Banda Sinfónica Feminina da Federação de Sociedades Musicais da Comunidade Valenciana (FSMCV) para 2024, um cargo de grande responsabilidade que é renovado todos os anos e sob cuja direção se encontram cerca de 70 músicos de sociedades musicais da Comunidade Valenciana.
Óscar M. Leanizbarrutia, também com formação musical na UAX, tem vindo a triunfar junto do público há duas temporadas graças ao seu Requiem original composto em honra das vítimas da covid-19 e interpretado pelo Coro Juvenil I Thirst da Basílica de la Concepción de Nuestra Señora de Madrid. Leanizbarrutia é também uma referência na indústria cinematográfica, onde conseguiu uma nomeação para o prémio Goya de Melhor Música Original com o filme “Red de libertad”. Compôs também música para documentários, anúncios publicitários e trailers.
Leo de María, antigo aluno e atual professor da UAX, é considerado um dos melhores intérpretes da sua geração. Estudou na Faculdade de Música e Artes Cénicas da UAX sob a direção do Maestro Leonel Morales, de onde deu o salto para Salzburgo para continuar os seus estudos com o Maestro Pavel Gililov. Com apenas 29 anos de idade, já recebeu mais de 40 prestigiados prémios nacionais e internacionais.
PROFESSORES
Para além disso, entre os professores da licenciatura em Performance Musical da Faculdade de Música e Artes do Espetáculo da UAX, destacam-se nomes como Vicente Alberola, professor de clarinete na UAX. É um dos músicos espanhóis mais reconhecidos internacionalmente, devido à sua longa carreira como clarinetista e maestro de orquestra em instituições como a Ópera de Madrid e a Orquestra Sinfónica da Galiza. Foi também convidado como clarinetista solista pela Royal Concertgebouw Orchestra, a New York Philharmonic Orchestra, a Lucerne Festival Orchestra e a MMCK em Tóquio, entre muitas outras.
Ashan Pillai, professor convidado da UAX, é também um reputado violetista britânico, o que realça igualmente o caráter internacional deste corpo docente. Vencedor de concursos como o Lionel Tertis, o Concurso Internacional de Roma ou o Park Lane Group Competition em Londres, Pillai destaca-se por uma extensa discografia de viola, como as 11 sonatas para o Palácio Real de Madrid (1770-1819) para as Edições Boileau.
Miguel Romea, maestro da Orquestra Sinfónica da UAX desde a sua criação em 2015, com mais de 25 anos de experiência, tem um profundo conhecimento da música alemã, russa e escandinava, que é a base do seu desenvolvimento como maestro. Ao longo da sua carreira, dirigiu conjuntos como a Orquesta y Coro Nacionales de España, a Orquesta de la Radio Televisión Española, a Orquesta Sinfónica de Madrid, a Orquesta del Principado de Asturias ou a Orquesta de Castilla y León, entre muitos outros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A UAX define a sua Faculdade de Música como “a academia dos novos talentos da indústria em Espanha”
{{ noCommentsLabel }}