Restalia quebra a tendência decrescente do consumo de cerveja em Espanha e vende, em média, mais 22,1% de cerveja por estabelecimento

  • Servimedia
  • 2 Julho 2024

As instalações da maior cadeia espanhola de restaurantes organizados vendem cinco vezes mais cerveja do que a média dos bares e restaurantes em Espanha.

Recentemente, o “Informe Socioeconómico del Sector de la Cerveza 2023”, elaborado pela Cerveceros de España e publicado pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação, revelou que o consumo nacional de cerveja tinha diminuído 3,53% em 2023, em comparação com 2022.

Estes números contrastam com os alcançados pela Restalia e reforçam a posição da maior empresa espanhola de restauração organizada como um dos principais motores das vendas de cerveja no nosso país. Em contraste com a queda mencionada no relatório, o consumo de cerveja na rede de franchisings da Restalia cresceu em média 22,1% por ponto de venda em 2023 (+30% em relação a 2019).

De facto, em 2023 a empresa atingiu o seu recorde histórico na venda desta bebida, aproximando-se dos 20 milhões de litros expedidos em apenas um ano. Por outras palavras, a Restalia vende sozinha cerca de 1% do total de cerveja consumida nos 300 000 bares e restaurantes distribuídos por toda a Espanha.

Nos seus quase 25 anos de história, desde o seu nascimento em 2000, a Restalia vendeu mais de 250 milhões de litros de cerveja, com um aumento exponencial que se intensificou nos últimos anos, acompanhado pelo crescimento da sua rede de franchisados.

Tudo parece prever que estes números continuarão a crescer a dois dígitos. Só nos primeiros cinco meses do ano, o consumo médio por ponto de venda da cadeia voltou a aumentar 16% em relação a 2023, confirmando que o recorde histórico alcançado não tem limite.

“Se aprofundarmos os dados do relatório Cerveceros de España, tendo em conta o número de bares e restaurantes em Espanha e o consumo que se realiza em todo o canal, percebemos que a Restalia é um ator essencial para o consumo de cerveja no nosso país, uma vez que a sua rede de instalações franchisadas vende cinco vezes mais do que o número médio de bares em Espanha”, diz a empresa. “É, no mínimo, curioso que uma única cadeia de hotelaria e restauração tenha um papel tão importante no presente e no futuro da cerveja, uma bebida fundamental para a economia espanhola, que contribui com 1,3% do PIB e gera 2,7% do emprego”.

A cadeia de origem andaluza sempre teve a cerveja como protagonista indiscutível da sua proposta de valor, já que, apesar de ser uma cadeia de “serviço rápido”, apostou desde o início no jarro de vidro gelado para servir cerveja. Recentemente, a marca introduziu novidades neste sentido, com a oferta de dois jarros de tamanhos diferentes, denominados Quixote e Sancho, em homenagem às duas personagens da literatura espanhola, e que demonstram a firme aposta da empresa na cerveja como protagonista.

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