#23 Inglaterra ‘sem’ treinador e Países Baixos quebram jejum

O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.

A caminhada dos underdogs Suíça e Turquia chegou ao fim nos quartos-de-final do Euro 2024. Acabou a tinta, mas a verdade é que estiveram a ponto de escrever mais um verso na sua história. Em Dusseldorf, a Suíça foi eliminada pela Inglaterra nas grandes penalidades e, mais tarde, a Turquia sofreu reviravolta a 20 minutos do fim e prepara-se agora para voltar para casa. No futebol a distância do “quase” ao destino final são muitos quilómetros. Tudo pode mudar repentinamente, há casos incontáveis. Assim as meias-finais do Euro estão definidas: Espanha x França e Inglaterra x Países Baixos. Quem vai levar a coroa?

Os 4 Cantos do Dia

Saída de Gareth Southgate é para ontem

Gareth Southgate não tem capacidade para assumir a Seleção da Inglaterra. Os resultados até podem contrariar (depende do ponto de vista, visto que já chegou pelo menos a três meias-finais em Europeus/Mundial e está invicto há 12 jogos em Euros no tempo regulamentar), mas o futebol é testemunha. Tem como objetivo acumular o máximo de talento (há imenso) num só 11 e, para isso, já colocou jogadores em posições desconfortáveis. Extração de potencial e gestão não é algo que Southgate tem conseguido. Basta ver os jogos da Inglaterra, se não adormecer claro…. Chegou às meias-finais sem quase saber como.

Penáltis é que não…

Não, não é trauma de Portugal. Em cinco desempates por penáltis em Campeonatos da Europa, antes da Suíça, a Inglaterra apenas tinha ganho uma vez e foi em 1996 frente à Espanha. E a Suíça ia pelo mesmo caminho: uma vitória nas últimas cinco decisões por penáltis (contra a França no último Europeu). Depois de duas edições consecutivas nos quartos-de-final, a Suíça volta a cair em penáltis, tendo em conta que nunca ultrapassaram esta fase. Estiveram muito perto e deixam uma imagem extremamente positiva. Valeu Xhaka, Akanji, Embolo, Ndoye e outros nomes.

Candidato a melhor jogador do Euro 2024?

Cody Gakpo é dos jogadores que mais impressiona neste Euro 2024. O extremo do Liverpool quer ser líder destes Países Baixos e está a ser, sendo o melhor marcador do torneio com três golos (igualado com Georges Mikautadze, Jamal Musiala e Ivan Schranz). Parece um casamento perfeito entre as características de Gakpo com o estilo de jogo dos Países Baixos, que aposta forte na construção e progressão pelos corredores laterais. Já teve melhores exibições neste torneio, mas ainda esteve envolvido no segundo golo, que acabou por ser atribuído como auto-golo de Mert Muldur (Turquia).

Lembras-te da última vez que os Países Baixos chegaram às meias-finais de um Europeu?

Euro 2004. Os Países Baixos não chegam às meias-finais de um Campeonato da Europa, desde que perderam com Portugal por 2-1 há 20 anos. A Seleção Nacional viria a ser derrotada pela Grécia numa final inesquecível para os portugueses. Agora os Países Baixos atingiram a sexta meia-final e pretendem continuar a fazer história. Não venciam dois jogos numa fase a eliminar de um Europeu desde 1988, que decorreu na … Alemanha, e entram no top 3 de países com mais vitórias em Europeus, igualados com a França (23). A Alemanha tem 30 e a Espanha 26.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#23 Inglaterra ‘sem’ treinador e Países Baixos quebram jejum

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião