Sonae conclui negócio em Espanha para liderar retalho de beleza e bem-estar

A Sonae comprou uma participação de 50% na Druni, por contrapartida da sua participação de 60% na Arenal, juntamente com um investimento de cerca de 148 milhões de euros.

A Sonae anunciou esta quinta-feira a conclusão da “combinação dos negócios” da Druni e da Arenal Perfumarias, retalhistas de perfumaria, cosmética e parafarmácia em Espanha, que resultará na criação de um operador líder no segmento de saúde, bem-estar e beleza em Espanha, com mais de 470 lojas e um volume de negócios superior a mil milhões de euros.

Em comunicado ao mercado, o grupo liderado por Cláudia Azevedo, que é dono da marca Wells, explica que depois da aprovação da Autoridade da Concorrência Espanhola a sua subsidiária MCretail concluiu a transação que já tinha sido anunciada a 6 de junho de 2023.

“No âmbito desta transação, a MC adquiriu uma participação de 50% na Druni por contrapartida da sua participação de 60% na Arenal, juntamente com um investimento de cerca de 148 milhões de euros e um montante condicional de até 36 milhões de euros a ser pago em 2025 e 2026”, lê-se no comunicado publicado esta CMVM. Estes 148 milhões de euros são superiores aos 112 inicialmente anunciados.

A outra faceta do negócio foi os acionistas fundadores da Arenal venderem a sua posição de 40% na Arenal à Druni por 81 milhões de euros.

Assim, “a entidade combinada é agora uma parceria 50-50 entre a MC e os acionistas fundadores da Druni”, explica a mesma nota, sendo que a Druni será “integralmente consolidada pela MC e pela Sonae, em consequência dos direitos contemplados no acordo de acionistas”.

A Druni, fundada em 1987 e detida a 100% pela família Casp detém uma rede de mais lojas localizadas em Espanha, predominantemente nas comunidades de Valência, Catalunha e Madrid, além de um canal online “em forte expansão”. Agora, numa atualização dos resultados revela que, em 2023 gerou um volume de negócios 791 milhões de euros e um EBITDA de 78 milhões de euros, “um desempenho operacional notável, superando significativamente o mercado”.

Já a Arenal, criada em 1975 tem 74 lojas localizadas principalmente no Norte de Espanha, com a Sonae a sublinhar a “forte complementaridade geográfica” que irá permitir uma “cobertura abrangente do território espanhol, amplamente reforçada por uma operação online de referência, o que permitirá disponibilizar uma proposta de valor omnicanal única no mercado”.

Segundo a Sonae esta parceria vai permitir “reforçar significativamente a sua posição no segmento de saúde, beleza e bem-estar, um dos seus principais pilares estratégicos, potenciando os ativos e as competências conjuntas da Druni e da MC (em particular do Continente, da Wells e da Arenal)”.

“Para a Sonae, esta transação representa um importante marco estratégico no aumento da exposição internacional do Grupo e na diversificação num segmento de retalho com fortes tendências de crescimento, assegurando uma posição de liderança de mercado em parceria com uma equipa de gestão de referência no setor”, conclui a nota enviada ao mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae conclui negócio em Espanha para liderar retalho de beleza e bem-estar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião