Mais uma exoneração. Ana Paula Fernandes está de saída do instituto Camões
Ana Paula Fernandes foi nomeada para o cargo, “em comissão de serviço, pelo período de cinco anos, renovável por igual período”, por despacho de 2 de junho de 2023.
O Governo decidiu substituir a presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Fernandes, que está há pouco mais de um ano no cargo, confirmou esta quinta-feira à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. “Confirmo a mudança”, disse à Lusa fonte oficial, questionada se Ana Paula Fernandes ia ser substituída no cargo.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros nomeou, entretanto, como nova presidente Florbela Paraíba, até agora embaixadora de Portugal no Senegal. “Não se trata da substituição de uma pessoa, mas de uma equipa”, especifica em nota à Lusa.
O ministério, tutelado por Paulo Rangel, explica que dissolveu a anterior administração “por necessidade de imprimir nova orientação à gestão”. Ana Paula Fernandes foi nomeada para o cargo, “em comissão de serviço, pelo período de cinco anos, renovável por igual período”, por despacho de 2 de junho de 2023. O nome do novo presidente do conselho diretivo do Camões não foi avançado.
Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, com Pós-graduação em Assuntos Europeus pelo ISEG e Mestrado em Cooperação Internacional pelo ISCTE (2001), desempenhou antes, entre outros, cargos junto da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e foi também assessora do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (2005-2009).
Ana Paula Fernandes sucedeu no cargo a João Ribeiro de Almeida, diplomata, que terminou o seu mandato como presidente do Camões em março de 2023.
(notícia atualizada às 17h43 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais uma exoneração. Ana Paula Fernandes está de saída do instituto Camões
{{ noCommentsLabel }}