#28 Espanha x Inglaterra na final do Euro 2024: A busca pela perfeição contra a virgindade futebolística

O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.

O dia D chegou e não é uma final qualquer. Se a Espanha ganhar, torna-se na seleção com mais Campeonatos da Europa da história – está empatada com a Alemanha em três – e a Inglaterra nunca venceu a competição, tal como Harry Kane nunca celebrou um título (daí a virgindade futebolística). O Estádio Olímpico de Berlim vai acolher a grande final às 20h00 e aconteça o que aconteça, há uma história por detrás. O futebol é melhor quando há uma narrativa, mas sobretudo o futebol é melhor quando o futebol, por si só, é melhor e nesse caso a Espanha foi a seleção que mais agradou. Contudo, tudo pode acontecer porque simplesmente é futebol.

Os 4 Cantos da Final do Euro 2024

Espanha e a constante busca pela perfeição

Não existe perfeição. Nem na vida nem no futebol. No entanto, se há equipa que roçou a perfeição em algum momento da história foi a Espanha (2008-2012). Neste Euro 2024, a Espanha voltou a espalhar magia nos relvados e chegou à sua primeira final numa grande competição (Mundial/Euro) desde 2012, tornando-se primeira equipa da história a vencer seis jogos numa edição de um Campeonato da Europa. Fez o pleno na fase de grupos (única equipa neste Euro) e bateu a Itália, Alemanha e França pelo caminho, com um estilo de jogo atrativo e ofensivo.

Na “defesa”, o maior destaque vai para Marc Cucurella que justificou a aposta e conquistou os adeptos. Fabián Ruiz e Rodri complementam-se e dominam o meio-campo, junto de um Dani Olmo em crescendo (underrated). Mais à frente, Nico Williams e Lamine Yamal estão no topo do mundo. Há muita qualidade, mas também há muita mão de Luis de la Fuente. Excelente trabalho, independentemente do que acontecer.

Onde estamos e como chegámos?

Gareth Southgate disse que não acredita em contos de fadas, mas que acredita em sonhos. Vibes de Fernando Santos em 2016, se colocarmos a fé na equação. Isto, pois, a verdade é que, à semelhança de Portugal no ano dourado, a Inglaterra mal sabe como chegou à final. Venceram o grupo sem grande brilhantismo (1V e 2E), salvaram-se com um golo milagroso de Jude Bellingham contra a Eslováquia aos 95 minutos nos oitavos-de-final, eliminaram a Suíça nas grandes penalidades e ganharam os Países Baixos com golo nos descontos. A Inglaterra é a primeira equipa da história de Campeonatos de Europa a chegar à final apesar de estar a perder nos oitavos-de-final, quartos-de-final e meias-finais.

Não interpretem mal: são uma seleção recheadíssima de qualidade individual, porém é muito complicado dizer que coletivamente estão entre as duas melhores seleções deste Euro 2024. Estiveram abaixo das expetativas em termos de rendimento, têm capacidade e potencial para muito mais. Contudo, chegaram ao objetivo: estar em Berlim e não há como negar isso.

Golos, golos e mais golos

Qualquer adepto de futebol espera sempre uma final cheia de golos. Neste Euro 2024, a Espanha pode bater um recorde nesse aspeto, pois já balançaram por 13 vezes e estão a apenas um golo de igualar o máximo de golos numa edição de um Campeonato da Europa – pertence à França de 1984 e são 14. Mencionar também que Lamine Yamal, de agora 17 anos, é o jogador com mais oportunidades criadas (16), igualado com Christian Eriksen (Dinamarca). É sem dúvida um dos jogadores do torneio e terá certamente muitos olhos em cima durante a derradeira partida.

Últimos resultados

A Espanha e a Inglaterra enfrentaram-se por 27 vezes: 10 vitórias para os espanhóis, quatro empates e 13 vitórias para os ingleses. A última vez que se defrontaram foi na Liga das Nações em 2018 e a Inglaterra ganhou por 3-2, com bis de Raheem Sterling e golo de Marcus Rashford. Paco Álcácer e Sergio Ramos marcaram os da Espanha, dois jogadores que não se encontram presentes nesta final do Euro 2024. Vale a pena mencionar ainda que é a primeira vez que a Espanha e a Inglaterra vão medir forças na final de um Campeonato da Europa.

Qual é a previsão para a final? Vitória da Espanha

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#28 Espanha x Inglaterra na final do Euro 2024: A busca pela perfeição contra a virgindade futebolística

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião