Minsait acelera a expansão da Inteligência Artificial nos seus processos de serviço interno e de clientes

  • Servimedia
  • 15 Julho 2024

Na quarta-feira, a Minsait destacou a escalada da Inteligência Artificial (IA) nos seus processos, tanto na sua oferta aos clientes como na transformação interna da própria empresa.

A empresa explicou que esta tecnologia é aplicada em áreas como o desenvolvimento de soluções de software, a otimização de serviços e a sua própria produtividade interna.

Esta escalada está ligada ao plano de transformação estratégica, operacional e cultural em que a Minsait está imersa desde novembro de 2023 e cujo foco é o avanço interno da adoção em massa da inteligência artificial em todas as suas derivações.

Para tal, a empresa Indra desenvolveu o EscuderIA Minsait, um programa interno que acelera a adoção da utilização do GitHub Copilot pelas suas equipas de desenvolvimento com base num modelo generativo de IA.

O “GitHub Copilot”, como explica Minsait, é um assistente de codificação que ajuda os programadores a gerar código e casos de teste de forma eficiente, homogénea, com elevada qualidade e incluindo boas práticas de segurança. “Este programa permite interpretar o código existente em linguagem natural e acompanha os especialistas em todos os momentos do processo de programação, quer oferecendo sugestões para a construção do software de forma semi-automática, quer compilando documentação”, afirmou Minsait.

“Somos a empresa mais avançada na implantação de ferramentas de co-pilotagem para o desenvolvimento de software; uma empresa tecnológica que não só avança na sua própria adoção de IA, mas também lidera a escalada deste recurso em muitas outras organizações”, anunciou o diretor executivo da Indra e CEO da Minsait, Luis abril.

A empresa anunciou ainda que também está a transformar os seus processos em duas outras áreas muito específicas: a evolução dos serviços e soluções que oferece aos seus clientes; e a produtividade interna dos seus profissionais.

No âmbito da transformação dos seus serviços e ofertas, a empresa tecnológica anunciou a identificação de aceleradores e soluções proprietárias que combinam a robotização com a IA Tradicional e a IA Generativa (a que chamou alIAdos) diretamente ligadas à sua evolução e funcionamento, não só na sua oferta de soluções, mas também na forma como faz as coisas para os seus clientes.

Além disso, a Minsait anunciou a extensão da utilização do Copilot para Microsoft 365 no âmbito da sua produtividade interna. Todos estes processos estão a permitir à Minsait normalizar processos que até agora eram realizados de forma mecânica e não representavam um contributo importante para os seus especialistas, como a redação de e-mails, a realização de apresentações em PowerPoint, a gravação de reuniões, a preparação automática de folhas de Excel ou a tradução de reuniões para outras línguas.

Uma das maiores aplicações empresariais em que a IA já está a demonstrar as suas capacidades como aliada é no desenvolvimento de software em co-pilotagem. Nesta área, são particularmente relevantes os progressos da Minsait, que conta já com mais de 2.500 licenças de co-pilotagem e planeia envolver mais de 10.000 profissionais na gestão da mudança a médio prazo.

Além disso, a empresa sublinha a sua satisfação com as taxas de aceitação alcançadas na utilização desta ferramenta: 77% dos casos consideram que o nível de qualidade na análise dos códigos desenvolvidos é “Alto ou Muito Alto”; e 90% dos utilizadores já recomendaram a utilização do GitHub Copilot a outros profissionais.

Por perfis, a empresa digital constatou que os profissionais mais jovens estão mais adaptados ao copiloto como colega de trabalho, pois contam diretamente com ele e ganham maior autonomia. Os profissionais mais seniores, salientou Minsait, mostraram-se mais relutantes em adaptar-se inicialmente, embora, uma vez ultrapassada esta fase, se tenha tornado um aliado para focar novas perspectivas no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Por último, Minsait anunciou que 550 equipas de mais de 10 geografias estão a trabalhar na implementação de uma metodologia própria baseada na medição e na melhoria contínua, e partilham informações e consultas numa comunidade interna de 2.130 membros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Minsait acelera a expansão da Inteligência Artificial nos seus processos de serviço interno e de clientes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião