#1 As férias de João Bento. A família e a jardinagem
O CEO dos CTT nunca desliga totalmente, mas assegura que nada fica parado durante as férias. Vai dedicar-se à família e ao lazer, com golfe e bricolage no roteiro, antes de uma "peak season" recorde.
- Ao longo do mês de agosto, o ECO vai publicar a rubrica “Férias dos CEO”, onde questiona os gestores portugueses sobre como passam este momento de descanso e o que os espera no regresso.
Com a carreira “feita”, aos 63 anos, o CEO dos CTT vai de férias com outras prioridades: “estar mais focado na família e no lazer”, ainda que sem desligar totalmente. João Bento repousa a “pensar na vida” e no muito que ainda tem para fazer, antes de um regresso marcado pela “incontornável aproximação” do período de pico nas encomendas. Jardinagem, bricolage, praia e golfe estarão no roteiro, assim como aproveitar a companhia dos netos. Mas uma coisa não vai mudar: continuará a acordar cedo, mesmo que se tenha deitado tarde.
Que livros, séries e podcasts vai levar na bagagem e porquê?
Vou levar dois livros de autores próximos, ambos editados este ano: um deles é “O Diplomata”, do meu amigo e vizinho Miguel Almeida Fernandes; o outro, não por acaso editado pelos CTT, é “O Mestre e o Correio-Mor”, do meu amigo de juventude Luís Cabral.
Quanto a podcasts, tenho identificados uns quantos episódios do Lex Friedman Podcast, de que gosto muito porque frequentemente abordam temas na fronteira dos meus interesses como gestor e (ex-)académico.
Desliga totalmente ou mantém contacto com as equipas durante as férias?
Nunca desligo totalmente apesar de saber que as equipas não precisam de mim.
Não sinto essa necessidade nem faço esse esforço. Tento garantir antecipadamente que nada fica parado pelas minhas férias, mas estou sempre disponível e quase sempre contactável.
As férias são um momento para refletir sobre decisões estratégicas ou da carreira pessoal?
As férias são um momento para me afastar das rotinas (exceto da rotina de me levantar muito cedo, mesmo quando me deito tarde) e de estar mais focado na família e no lazer, em particular, nos meus netos, no jardim, na minha bricolage, na praia e no golfe. Há, pois, muito tempo para pensar em tudo o que preenche a nossa vida. Isso inclui, obviamente, alguma reflexão a que podemos chamar de “estratégica”.
Já a ideia de “carreira” é um conceito de que me sinto distante. No meu caso, será mesmo uma coisa que apela ao passado, pois a minha “carreira” já está, em larga medida, feita. Não requer grande reflexão prospetiva.
Prefiro pensar na vida e no muito que ainda tenho para fazer.
Que temas vão marcar o seu setor na rentrée?
A incontornável aproximação da peak season, em que esperamos voltar a bater recordes de volumes de encomendas, afirmando a nossa liderança em Portugal e a ganhar quota de mercado em Espanha, consolidando uma rota de transformação com crescimento talvez ímpar no setor postal europeu.
E talvez, também, algum interesse crescente relativamente ao nosso banco e ao seu sucesso enquanto banco de retalho simples e descomplicado, que já vai em 700 mil clientes fiéis e satisfeitos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#1 As férias de João Bento. A família e a jardinagem
{{ noCommentsLabel }}