Cannes Lions 2017 – Dia 3 (Fearless Girl, Burguer King e Boost Mobile)

A nível de prémios, o que parecia poder ser um grande dia para Portugal acabou por não se tornar na assim de tão especial.

Nenhuma das cinco shortlists da FCB Lisboa chegou a Leão e, para piorar o cenário, ficámos a saber que não existe nenhum finalista nacional nas categorias de Creative Data, Mobile e Direct.

Hoje ficaremos a conhecer os finalistas em Design, Product Design e Entertainment. Tradicionalmente, o nosso país costuma conseguir trazer bons resultado na categoria de Design. Pelo que devemos poder esperar por boas notícias.

A nível internacional, a “Fearless Girl” da McCann Nova Iorque acabou por ser o furor do dia, ao arrebatar três Grande Prémios, nas categorias de Glass, PR e Outdoor. Para não conhece este trabalho, estamos a falar de uma simples estátua, onde vemos uma menina, com ar desafiante, em frente à estátua do famoso touro de Wall Street – esta menina sem medo, representa na perfeição a luta das mulheres contra o capitalismo desenfreado e muitas vezes machista.

Outro dos Grande Prémios do dia, foi em imprensa, com as peças “Flamed grilled since 1954” da David Miami para a Burguer King. Este é um trabalho muito interessante, em que a agência utilizou fotografias reais de restaurantes Burguer King que incendiaram, para com isso realçar o benefício da sua marca grelhar mesmo os hambúrgueres.

Por fim, o último dos GP do dia foi em Mobile e foi diretamente para a 180LA, com a campanha “Boost your voice”. Uma ação que visou combater a abstenção eleitoral, e que para isso transformou as lojas da operadora telefónica Boost Mobile em pontos de votação, permitindo que as pessoas não tivessem que se deslocar tão longe para exercerem o seu dever cívico.

Uma nota especial para o Brasil, que quando ainda só foram revelados os vencedores de sete das 23 categorias, já conseguiu a proeza de ganhar 52 leões. Aliás, metade destes leões pertencem apenas a duas agências, a Ogilvy Brasil e a Almap BBDO que, no ano passado, foi a “Agency of the year” de Cannes.

Quem tiver interesse em conhecer os trabalhos que têm vindo a ser premiados, aconselho a que visite durante os próximos dias a página do festival. Os trabalhos (filmes e boards) costumam ficar online gratuitamente apenas durante alguns dias, sendo que depois é preciso pagar uma assinatura exorbitante para aceder a esse conteúdo.
Amanhã voltarei com mais novidades!

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