#21 As férias de Manuela Vaz. Tempo e um par de livros na bagagem
Desligar mesmo em férias nem sempre é fácil, por isso, uma vez por dia, a CEO da Accenture consulta o email. Mas há que desligar o máximo para "recuperarmos as baterias".
- Ao longo do mês de agosto, o ECO vai publicar a rubrica “Férias dos CEO”, onde questiona os gestores portugueses sobre como passam este momento de descanso e o que os espera no regresso.
Tempo de qualidade, boa disposição e um par de livros. São estes ingredientes que Manuela Vaz, CEO da Accenture, conta levar na bagagem para as suas férias. Uma vez por dia conta consultar o email, para qualquer urgência. Mas o objetivo é mesmo descansar o máximo possível. “Se não recuperarmos as baterias durante as férias teremos seguramente um ano mais difícil. E precisamos de equipas com muita energia!”, diz.
Que livros, séries e podcasts vai “levar na bagagem de férias” e porquê?
Vou acima de tudo levar tempo de qualidade e espero que muito boa disposição para “gastar” com família e amigos e pessoas diferentes que se cruzem connosco. Levo sempre também um par de livros que me relaxam e entretêm. Ainda não decidi mas tenho alguns bons candidatos (ex: “Heaven & Earth grocery store”, de James Mcbride; “Fabricante de Lágrimas”, de Erin Doom)
Desliga totalmente ou mantém contacto com as equipas durante as férias?
A minha forma de “desligar” passa por ter a certeza de que não há nenhuma questão que necessite da minha atenção urgente. Para isso, vejo o email tipicamente uma vez por dia –– descansa-me. Idealmente não encontro nada que necessite a minha atenção. Se algum cliente necessitar de alguma coisa de mim, sabe que pode contar comigo. Relativamente às equipas, só incomodo se de todo não poder evitar. Se não recuperarmos as baterias durante as férias teremos seguramente um ano mais difícil. E precisamos de equipas com muita energia!
As férias são um momento para refletir sobre decisões estratégicas ou da carreira pessoal?
Tipicamente não. A minha carreira tem sido uma consequência do trabalho que tenho vindo a fazer. As decisões estratégicas são tomadas com a minha equipa na comissão executiva. Antes das férias preparamos o nosso plano para o ano seguinte e depois de férias refinamos e executamos (o nosso ano fiscal termina em agosto).
Que temas vão marcar o seu setor na rentrée?
O nosso setor está, como tantos outros a transformar-se, e nós estamos a preparar-nos para o impacto que estas transformações vão ter tanto no nosso negócio como no negócio dos nossos clientes. A Accenture mais do que nunca vai tirar partido de todos os seus serviços desde a estratégia, consultoria, tecnologia, operações e a nossa agência criativa para entregar propostas de valor únicas que são diferenciadoras e fazem a diferença para o negócio dos nossos clientes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#21 As férias de Manuela Vaz. Tempo e um par de livros na bagagem
{{ noCommentsLabel }}