Clubes da LaLiga com recordes de assinantes

  • Servimedia
  • 30 Julho 2024

A apenas três semanas do início da LaLiga EA Sports e da LaLiga Hypermotion, na quinta-feira, 15 de agosto, os adeptos batem recordes históricos de subscritores.

De acordo com a LaLiga, na segunda-feira, depois de uma temporada muito competitiva, tanto na LaLiga EA Sports, onde houve emoção até à última jornada, com os três prémios individuais (Pichichi, Zarra e Zamora) ainda por decidir, como na LaLiga Hypermotion, onde até nove clubes tiveram hipóteses de promoção quase até ao fim, os adeptos dos clubes mostraram a sua lealdade batendo recordes de subscritores.

Uma tendência que se está a consolidar à medida que as épocas vão passando. Por exemplo, na época 2023/2024, os detentores de bilhetes de época na LaLiga EA Sports representavam, em média, 80% da capacidade do estádio, com uma taxa de renovação de 91,9%. No caso da LaLiga Hypermotion, 68% dos lugares do estádio foram ocupados por detentores de bilhetes de época, com os clubes a registarem uma taxa média de renovação de 85,7% em comparação com a época anterior. Outra consequência da fidelidade dos adeptos dos clubes da LaLiga, para além do número de detentores de bilhetes de época, é a sua presença nos jogos da competição. Na época passada, entre a LaLiga EA Sports e a LaLiga Hypermotion, estiveram mais de 16 milhões de espectadores nos estádios da LaLiga, o que constitui um recorde histórico da competição desde que há registos.

Para esta época, o ritmo de renovações nos clubes da LaLiga EA Sports e LaLiga Hypermotion está a caminho de bater recordes. Embora ainda não tenha terminado o período em que os adeptos podem renovar os seus bilhetes de época ou em que os clubes permitem a inscrição de novos detentores de bilhetes de época, muitos adeptos já esgotaram todas as opções ou estão a poucos adeptos de o fazer.

CLUBES

É o caso de dois clubes históricos da competição, o Deportivo de la Coruña e o Málaga CF. O clube galego atingiu a cifra de 19.000 portadores de ingressos para a temporada, em comparação com as 7.000 renovações que teve na temporada passada. Massimo Adalberto Benassi, diretor do clube, declarou que “estamos muito felizes pelo entusiasmo com que os nossos adeptos acolheram o regresso do clube ao futebol profissional. O apoio do Deportivismo é sempre exemplar e esta campanha de bilhetes de época demonstrou-o mais uma vez, batendo todos os recordes das épocas anteriores”. Kike Pérez, diretor-geral do Málaga CF, insiste que “os adeptos do Málaga CF são incríveis. Em menos de dez horas, cobrimos a quota de novas contratações que tínhamos para toda a campanha. A taxa de renovação é extremamente elevada e penso que vamos chegar aos 25.000 portadores de bilhetes de época. É um número muito importante que não era alcançado desde a última participação da equipa na Liga dos Campeões da UEFA. Algo de grande está a despertar em Málaga e não sabemos qual será o limite máximo.

O Atlético de Madrid encerrou a época passada com o maior número de bilhetes de época da sua história, atingindo o número máximo de bilhetes de época fixado em 60.000, que voltará a ter para a próxima época. 98% dos portadores de bilhete de época renovaram para a nova época 24/25 e o estádio Cívitas Metropolitano aumentou a sua capacidade, com uma lista de espera para se tornar portador de bilhete de época do clube, pelo que os números vão aumentar.

O Real Betis é outro dos clubes que reflecte o bom ritmo de renovações de bilhetes de época, com 98% dos seus adeptos a renovarem os seus bilhetes de época e uma lista de espera de mais de 11.000 adeptos. Ramón Alarcón, CEO do Real Betis, está muito entusiasmado com estes números: “Os números da campanha de sócios foram mais uma vez extraordinários. Quase 99% dos titulares de bilhetes de época renovaram o seu cartão de sócio, o que demonstra a fidelidade dos nossos adeptos, que continuam a apoiar a sua equipa. Por mais um ano, voltaremos a ser um dos clubes com mais espectadores nas bancadas, o que é sempre um motivo de orgulho. Esta época também tem um significado especial porque, se tudo correr como planeado, será a última época no Benito Villamarín antes da sua remodelação e da demolição da bancada Preferencia, a mais antiga das bancadas que restam no nosso estádio. Tudo isto lhe dá um significado especial e os adeptos responderam mais uma vez”.

A Real Sociedad, por seu lado, renova os bilhetes de época em janeiro de cada ano (ano civil) e continua a contar com 38.000 sócios, um número incrível ao qual se juntam os RS Fans (adeptos), que atingem pela primeira vez os 5.000 RS Fans.

O Albacete BP tem o segundo maior número de sócios da sua história no segundo escalão e o quarto maior total de toda a sua história, a poucos dias de terminar o registo de novos sócios. Segundo Víctor Varela, vice-presidente e diretor-geral do clube, “falharam numerosas campanhas com um único objetivo: chegar aos 10.000 sócios. O crescimento da massa social é resultado de uma série de factores que afectam diretamente o sentimento de pertença: o Clube voltou a integrar-se na sociedade de Albacete, reactivou a Fundação e hoje colabora com mais de 70 associações, reconstruiu as relações institucionais, adaptou-se às exigências do futebol profissional em estrutura e instalações, cuidou da sua marca e dotou-a dos valores que preza, e permitiu que os adeptos falassem do que realmente gostam: futebol. De 6.600 em 2017, passámos para mais de 10.000 na época passada, um número que estamos ansiosos por ultrapassar esta época. Ainda há muito a fazer. Temos de continuar a crescer.

O Levante UD, com o prazo para renovações e novos registos ainda por concluir, ultrapassou os 14.000 titulares de bilhetes de época, com mais de 1.000 novos registos.

Em nome do Deportivo Alavés, Roberto Polanco, diretor de marketing do Grupo Baskonia, declarou que “na época passada, ultrapassámos o recorde histórico de número de titulares de bilhetes de época e, este ano, voltámos a ultrapassá-lo. Para nós, este é o maior indicador do sentimento que a equipa gera nos nossos adeptos e reafirma que o plano de ação que estamos a levar a cabo é o correto. Além disso, estamos muito entusiasmados com o facto de 55% dos novos sócios terem menos de 25 anos, já que um dos principais objectivos da nossa estratégia é transmitir a paixão pelo Deportivo Alavés de geração em geração”.

No CD Leganés, equipa recém-promovida à LaLiga EA Sports, é visível o entusiasmo e a paixão com que os adeptos receberam o período de renovação e os novos titulares de bilhetes. No primeiro dia do período de renovação da época passada, o número de novos detentores de bilhetes aumentou 30%, e esta época o número aumentou 115% em relação à época passada.

No Valladolid CF, mais de 96% dos adeptos renovaram o seu bilhete de época do ano passado, com quase 8.000 pessoas em lista de espera para um novo bilhete de época para esta época. “Estamos muito satisfeitos com a evolução da campanha. Mais uma vez, vamos bater o nosso recorde histórico, como tem sido a tendência nos últimos anos, e o amplo apoio social levou-nos a estabelecer um número máximo de titulares de bilhetes de época, porque Zorrilla se tornou demasiado pequeno. Toda a família Blanquivioleta está muito entusiasmada por regressar ao lugar que corresponde ao Real Valladolid em termos de história e de adeptos, e estamos certos de que o nosso estádio voltará a fazer a diferença”, afirma David Espinar, diretor e diretor do Gabinete do Presidente.

O Elche CF, que já atingiu os 10.000 titulares de bilhetes de época, apela, com um ponto emocional, ao sentimento que se transmite de pais para filhos para continuar a desfrutar de cada jogo da equipa.

Santiago Pozas, diretor-geral do CD Tenerife, declarou que “a tendência está a correr muito bem, em linha com o ano passado e superando as expectativas. Gostaria de agradecer aos adeptos, porque na época passada fomos o terceiro clube com maior afluência ao estádio e isso levou a muitas renovações este ano. Este ano vamos precisar dos adeptos, porque vai ser uma época muito complicada, com 20 dos 22 clubes com presença na primeira divisão na sua história”.

O RCD Espanyol ultrapassou a barreira dos 21.000 sócios, somando renovações e novas inscrições, um número que indica a grande fidelidade dos adeptos e a sua paixão pelas cores azuis e brancas. A campanha “Faça-o por mim. Faça-o por si” tem sido muito bem recebida, destacando-se o facto de o clube ter mais 4.000 portadores de bilhetes de época/sócios nesta fase do ano. Outra nota positiva é a receção da “Grada Familiar”, que conta já com mais de 400 sócios.

RESTO DOS CLUBES

Por outro lado, o resto dos clubes da LaLiga EA Sports e LaLiga Hypermotion continuam com as suas respectivas campanhas de captação de novos sócios e renovações em relação ao ano passado, com bons registos até ao momento, como o RCD Mallorca, que espera alcançar a cifra de 23.000 sócios, superando os quase 21.000 da temporada passada; o Valencia CF, que tem o número máximo de sócios (38.500), pelo que não se podem realizar novas inscrições; o Sevilla FC, que teve uma renovação com lugar no estádio de 38. 38.000 adeptos e, juntamente com os sócios que estão a concorrer a um lugar, um total de 48.000 renovações; o RC Celta, com mais de 98% de renovação dos titulares de bilhetes de época e mais de 3.000 sócios sem lugar; o CA Osasuna, com uma taxa de renovação de 99%, o que equivale a quase 20.000 sócios, a quota máxima, no estádio; o CA Osasuna, com uma taxa de renovação de 99%, o que equivale a quase 20.000 sócios, a quota máxima, no estádio. 20.000 sócios, a quota máxima, que será atingida, tal como nas últimas quatro épocas; e o Villarreal CF, com o objetivo de ter mais de 20.000 titulares de bilhetes de época; ou o UD Las Palmas, com mais de 22.000 titulares de bilhetes de época, embora se preveja que ultrapasse os 25.000.

Além disso, o Athletic Club ultrapassou em junho os 43.000 titulares de bilhetes de época; o FC Barcelona superou o número de titulares de bilhetes de época do ano passado; o Girona CF ultrapassou os 15.000 membros entre titulares de bilhetes de época com e sem lugar; e o Real Madrid, o Rayo Vallecano e o Getafe CF também esperam terminar com bons números de titulares de bilhetes de época para a época 2024/2025.

Na LaLiga Hypermotion, o Real Zaragoza registou um recorde histórico na época passada e espera continuar na mesma linha; o Racing Santander ultrapassou os 10.000; o Cádiz CF ultrapassou os 17.500 detentores de bilhetes de época e o FC Cartagena quase atingiu os 9.000 detentores de bilhetes de época, estabelecendo um novo recorde. Além disso, o Real Sporting alcançou os 10.000 bilhetes de época; o Racing de Ferrol, 3.000; o CD Castellón, 7.000; o Real Oviedo ultrapassou os 19.000 bilhetes de época e o SD Huesca e o Córdoba CF ultrapassaram os 4.000. CD Eldense, CD Mirandés, Granada CF, SD Eibar, Burgos CF e UD Almería, por sua vez, continuam com as suas campanhas de bilhetes de época até à data final, que varia consoante os clubes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clubes da LaLiga com recordes de assinantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião