Mais carros a circular impulsionam lucros da Brisa para 136,1 milhões
Os números da empresa do Grupo Brisa que detém a principal concessão da rede de autoestradas foram positivamente impactados pelo aumento do tráfego diário no primeiro semestre.
A Brisa Concessão Rodoviária (BCR) registou lucros de 136,1 milhões de euros no primeiro semestre do ano, um resultado líquido que fica 13,6% acima dos 119,8 milhões fixados um ano antes, anunciou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A empresa responsável pela concessão de autoestradas justifica a melhoria dos resultados com o aumento do tráfego médio diário durante o período.
“O crescimento do PIB português continuou a impactar positivamente o tráfego na rede da BCR – Brisa Concessão Rodoviária, S.A. (BCR), empresa do Grupo Brisa que detém a principal concessão da rede de autoestradas”, refere a empresa em comunicado.
O Tráfego Médio Diário (TMD) durante o semestre foi de 22.341 veículos/dia, o que representa um aumento de 3,6% em comparação com o período homólogo. Já a circulação aumentou 4,2%, a beneficiar do facto de 2024 ser um ano bissexto.
O Resultado Operacional (EBITDA) atingiu os 311,2 milhões de euros no semestre, o que representa um crescimento de 8% face ao período anterior, enquanto os rendimentos operacionais totalizaram 387 milhões, mais 6,4% que no período homólogo.
A empresa indica ainda que as receitas de portagem subiram perto de 7% para 369 milhões de euros, suportadas pelo comportamento do tráfego durante o semestre. As receitas relacionadas com as áreas de serviço atingiram os 14,9 milhões (+2,1% face ao período homólogo).
A primeira metade do ano ficou ainda marcada por um reforço do investimento de cerca de 20% para 29,1 milhões de euros, sendo que 75% deste valor foi alocado à reposição de pavimentos na A1, A2, A3 e A6, a reabilitação de viadutos na A1 e A3 e com a estabilização de taludes na A1.
(Notícia atualizada às 19h19)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais carros a circular impulsionam lucros da Brisa para 136,1 milhões
{{ noCommentsLabel }}