Taxa de desemprego sobe para 6,7% em junho

Taxa de desemprego aumentou em junho, após se ter situado em 6,5% em maio e em 6,3% em junho de 2023. No mês passado havia um total de 360,8 mil pessoas desempregadas em Portugal.

A taxa de desemprego subiu para 6,7% em junho face ao mês anterior e em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em junho, a taxa de desemprego aumentou em dois pontos percentuais (pp.) face aos 6,5% registados em maio e em quatro pp. face a 6,3% em junho de 2023.

No total, em junho deste ano, 360,8 mil pessoas estavam desempregadas, um aumento de 3,8% face ao mês anterior e 8,2% face a junho do ano passado.

Fonte: Instituto Nacional de Estatística

Já a taxa de emprego caiu de 64,3% em maio para 63,9% em junho, fixando-se também abaixo dos 64,5% registados em igual mês do ano passado.

Os dados do organismo de estatística indicam que em junho, face ao mês anterior, a população ativa diminuiu em 14,8 mil pessoas (0,3%) e a população inativa aumentou 21,9 mil (0,9%). No caso da população ativa, tal resultou do decréscimo de 27,8 mil (0,6%) da população empregada que superou o acréscimo de 13,1 mil da população desempregada (3,8%), detalha o INE.

A taxa de inatividade fixou-se em 31,5% em junho, o valor mais elevado desde janeiro de 2023 (31,6%), enquanto a taxa de subutilização do trabalho se situou em 11,3%, um acréscimo de 0,2 pp. relativamente a maio e um decréscimo de 0,3 pp. em relação a junho.

(Notícia atualizada às 11h28)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego sobe para 6,7% em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião