Chinesa BYD “entrega” 100 mil novos carros elétricos à Uber na Europa, incluindo Portugal
Acordo prevê preços mais baixos para a aquisição de veículos da BYD pelos motoristas da Uber. Depois da Europa e da América Latina, parceria deverá chegar ao Médio Oriente, Austrália e Nova Zelândia.
A BYD e a Uber anunciaram esta quinta-feira um acordo que vai disponibilizar 100 mil novos automóveis da fabricante chinesa para a plataforma digital norte-americana. A aliança entre as duas empresas vai arrancar na América Latina e na Europa, incluindo em Portugal, perspetivando-se que, no futuro, abranja novos mercados como o Médio Oriente, a Austrália e a Nova Zelândia.
Em comunicado, a BYD e a Uber explicam que o objetivo da parceria entre ambas é “reduzir o custo total de propriedade de veículos elétricos” para os motoristas da plataforma de transporte privado urbano, acelerando a adoção deste tipo de viaturas na empresa norte-americana a nível global e promovendo viagens mais sustentáveis para os passageiros.
“Embora os motoristas da Uber estejam a optar por veículos elétricos cinco vezes mais depressa do que os proprietários de automóveis particulares, os inquéritos aos motoristas mostram que os preços dos veículos elétricos e a disponibilidade de financiamento continuam a ser os principais obstáculos à mudança“, lê-se na nota, que destaca a “acessibilidade”, os “custos de manutenção mais baixos”, a “vasta gama de modelos disponíveis”, o “desempenho superior das baterias” e a “excelente qualidade de construção” dos automóveis da BYD.
Precisamente para apoiar os motoristas da plataforma norte-americana a optar por automóveis elétricos, o acordo prevê “descontos no carregamento, na manutenção do veículo ou no seguro” e “ofertas de financiamento e aluguer”, com base no que for melhor para os motoristas no respetivo mercado. Além disso, as duas empresas vão colaborar na “implementação de futuros veículos de condução autónoma da BYD na plataforma Uber”.
Citada no comunicado, a CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, destaca os “benefícios que esta parceria trará aos motoristas, passageiros e cidades”, apontando que “quando um motorista da Uber muda para um veículo elétrico, pode obter até quatro vezes mais benefícios em termos de emissões do que um motorista normal”.
Para Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas, a colaboração com a empresa norte-americana “marca uma nova era na eletrificação da mobilidade urbana”. “Estamos ansiosos por ver os nossos modelos tornarem-se uma visão comum nas ruas das cidades em todo o mundo”, acrescentou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chinesa BYD “entrega” 100 mil novos carros elétricos à Uber na Europa, incluindo Portugal
{{ noCommentsLabel }}