Paulo Fernandes e Draycott juntam-se para comprar “metalomecânica solar” de Vila do Conde
Com vendas de 61 milhões de euros e 30 trabalhadores, a Pradecon, fundada no ano 2000 por Adriano Silva, fabrica e instala estruturas metálicas para a montagem de painéis solares fotovoltaicos.
A Actium Capital, family office de Paulo Fernandes, e a sociedade de capital de risco Draycott, liderada por João Coelho Borges, são as novas donas da Pradecon, uma empresa de Vila do Conde especializada na conceção, desenvolvimento, fabrico e instalação de estruturas metálicas para suporte de módulos fotovoltaicos.
A aquisição que prevê o controlo conjunto da construtora metálica nortenha, notificada à Autoridade da Concorrência, é feita através da sociedade-veículo Hipérbole Diurna, constituída pela acionista da papeleira Altri, e pela capital de risco que em janeiro assumiu o controlo da gigante industrial Purever – que investe neste negócio através do fundo Draycott II.
Cofundada em 2000 pelo engenheiro mecânico Adriano Silva, nascido em Angola, a Pradecon começou por fabricar e comercializar contentores de telecomunicações. Atualmente com uma produção anual a rondar as 80 mil toneladas e uma capacidade instalada de 2.000 MW por ano, dedica-se à conceção e desenvolvimento de soluções de engenharia para estruturas de painéis solares fotovoltaicos e ao fabrico de perfis metálicos para suportar a montagem desses equipamentos.
De acordo com os dados oficiais consultados pelo ECO, a exportadora de Vila do Conde, que até agora era controlada pela empresa-mãe Cactus SGPS, detida pelo fundador Adriano Silva, emprega perto de 30 pessoas e faturou 61,1 milhões de euros no ano passado, tendo registado lucros de 13,6 milhões de euros.
A Pradecon – Construções Metálicas foi assessorada pela TELLES. A equipa multidisciplinar envolvida na operação foi liderada por Nuno Marques, Of Counsel da área de Corporate, Transacional e Private Equity, e contou com a participação de Catarina Isidro, associada da mesma área. Integrou ainda Leyre Prieto, sócia e coordenadora da área de Europeu e Concorrência, e Joana Whyte, associada da mesma área de prática.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Paulo Fernandes e Draycott juntam-se para comprar “metalomecânica solar” de Vila do Conde
{{ noCommentsLabel }}