Reforma de professores e educadores de infância atinge novo recorde em setembro

  • ECO
  • 8 Agosto 2024

O número de professores e educadores de infância reformados até setembro aproxima-se dos valores registados em todo o ano de 2023. Tutela prevê a saída de 4.700 docentes até ao final deste ano.

O número de professores e educadores de infância a pedirem a reforma este ano vai chegar a 2.756 já em setembro, apenas menos 765 do que as 3.521 saídas verificadas em todo o ano de 2023, avança o Correio da Manhã. Segundo os dados da Caixa Geral de Aposentações (CGA), 458 destes profissionais preparam-se para deixar as escolas no próximo mês, o valor mais alto observado em 2024.

As previsões do Ministério da Educação apontam para 4.700 professores reformados até dezembro, antecipando um agravamento do problema da falta de docentes. Para tentar travar esta vaga de saídas, o ministro Fernando Alexandre apresentou um plano que contempla um investimento de 20 milhões de euros e que visa reduzir em 90% o número de alunos sem aulas a pelo menos uma disciplina no final do 1.º período — que em 2023 era de 20.887.

Entre as medidas previstas no plano apresentado em junho consta incentivar os docentes que se aposentaram a regressar às escolas, podendo receber até 1.657 euros brutos, e prolongar a vida ativa dos professores que quiserem continuar a dar aulas até aos 70 anos, recebendo mais 750 euros brutos. Quanto a situações de alunos sem aulas, as escolas poderão suspender atividades de complemento e enriquecimento curricular ou o desenvolvimento de projetos para que os docentes a elas afetos sejam mobilizados para dar aulas às turmas sem professor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reforma de professores e educadores de infância atinge novo recorde em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião