Madrid torna-se o destino preferido dos estudantes de audiovisual da América Latina
A cidade de Madrid está a consolidar-se como o destino preferido dos jovens latino-americanos para estudar audiovisual, como demonstra o aumento das inscrições em escolas especializadas nesta área.
É o que demonstra um estudo recente do GAD3, encomendado pela escola The Core, que indica que os jovens da América Latina consideram Madrid como uma “opção prioritária”, não só pela sua ampla oferta académica, mas também pelas oportunidades de emprego no setor audiovisual.
Cerca de 60% destes estudantes decidem vir para Espanha com os seus pais ou outros familiares. A facilidade de imersão linguística e os laços culturais e pessoais com este país desempenham um “papel crucial” na sua decisão. A perceção de uma melhor qualidade de vida reforça a sua atratividade como destino académico.
Em particular, os estudantes do Peru e do Equador destacam a qualidade da educação e as oportunidades de emprego oferecidas pela capital espanhola, uma decisão que é frequentemente influenciada pelas suas famílias. No entanto, os Estados Unidos continuam a ser outro dos destinos mais frequentes para continuar o processo académico, sendo a proximidade cultural e linguística de Espanha um fator determinante na escolha final.
De igual modo, a existência de acordos de colaboração entre instituições de origem e universidades de Madrid facilita o acesso e o processo de inscrição, contribuindo para o aumento do número de inscrições. Estes acordos, que geralmente são estabelecidos entre instituições privadas, oferecem inúmeras vantagens aos estudantes internacionais. De facto, as escolas de origem prestam muitas vezes um apoio adicional aos estudantes, orientando-os e ajudando-os nos procedimentos necessários para assegurar uma transição mais suave para o sistema educativo espanhol. Isto não só melhora a experiência académica dos alunos, como também reforça os laços entre instituições de ensino de diferentes países.
A escola Core tem sido um promotor deste estudo como parte do seu objetivo de melhorar a sua oferta académica e a reputação dos seus programas, juntamente com parceiros importantes como a Atresmedia, a Secuoya e a Banijay. As suas instalações de 20.000 metros quadrados, que incluem cenários, estúdios, laboratórios, salas de aula e áreas comuns, reforçam a posição de Madrid como um destino preferencial para os estudantes latino-americanos.
O Núcleo é considerado “a melhor escola audiovisual de Espanha”, de acordo com o último ranking publicado pelo Instituto Coordenadas de Governação e Economia Aplicada. Esta instituição de ensino oferece licenciaturas, mestrados, pós-graduações e formação profissional nas áreas de Animação e Videojogos, Negócios e Gestão, Cinema, Conteúdos, Marketing, Tecnologia Audiovisual, STEM, Comunicação e Media.
Esta escola dispõe de recursos tecnológicos de última geração nas suas instalações, situadas na Madrid Content City, o maior pólo de produção audiovisual da Europa, e colabora com empresas chave da indústria, como a Atresmedia, Secuoya ou Banijay, entre outras, destacando-se pela sua abordagem prática. O Núcleo pertence à Planeta Formación y Universidad.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Madrid torna-se o destino preferido dos estudantes de audiovisual da América Latina
{{ noCommentsLabel }}