BRANDS' ECO Tem de pagar IRS? Saiba que pode pagar em prestações

  • BRANDS' ECO
  • 20 Agosto 2024

Fique a par das regras se pretender pagar o IRS a prestações.

O período de entrega da declaração de IRS já terminou e alguns contribuintes já foram notificados de que têm uma fatura para pagar. Fazer o pagamento em prestações é possível, mas há algumas regras.

Um contribuinte que tenha de pagar IRS num montante até 5.000 euros pode dividir este valor em até 12 prestações, desde que, no mínimo, pague 25,50 euros por mês.

Dependendo do montante da dívida, pode dividir o pagamento por mais ou menos prestações, tal como é ilustrado na tabela abaixo:

Doutor Finanças

De realçar que os valores acima identificados se referem a dívidas até 5.000 euros. Se o valor do imposto a pagar superar este montante há duas possibilidades:

1. Liquidar parte da dívida até aos 5.000 euros e depois pagar o resto a prestações;

2. Apresentar uma garantia para poder pagar a totalidade do montante em dívida em prestações, que podem ir até um máximo de 36.

Doutor Finanças

Pode apresentar como garantia a hipoteca, uma garantia bancária ou seguro-caução. Esta garantia tem de estar “ativa” durante todo o período em que vai durar o pagamento acrescido de três meses.

Para fazer o pagamento do IRS em prestações tem de apresentar o pedido até 15 dias depois da data-limite de pagamento da nota de cobrança, que é 31 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem de pagar IRS? Saiba que pode pagar em prestações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião