#27 As férias de Ramiro Brito. O especial interesse nos carros clássicos
Mantém contacto com as equipa, mas a um ritmo mais baixo. "Um empresário nunca desliga totalmente, as empresas são parte de nós, estão presentes no nosso consciente mas também no subconsciente", diz.
- Ao longo do mês de agosto, o ECO vai publicar a rubrica “Férias dos CEO”, onde questiona os gestores portugueses sobre como passam este momento de descanso e o que os espera no regresso.
O empresário bracarense Ramiro Brito, CEO do Grupo Érre e presidente da Associação Empresarial do Minho desde abril, tem especial interesse no restauro de carros clássicos e vai aproveitar para atualizar o visionamento de séries sobre o assunto na Netflix. Na rentrée vai ser a discussão do Orçamento do Estado para 2025 que irá centrar as atenções, prevê.
Que livros, séries e podcasts vai levar na bagagem e porquê?
Livro: “O homem que sabe pensar”, de James Allen, pelo interesse permanente que tenho pela filosofia e os exercícios introspetivos que nos ajudam a lidar connosco mesmos. Eu acredito na importância da filosofia na atividade empresarial e como elemento intrínseco de gestão.
Podcasts: Não tenho nenhum em mente mas serão sempre ligeiros e não propriamente de conteúdo mais estrutural.
Series: sou um apaixonado por carros e tenho de atualizar as séries de restauros de viaturas que existem na Netflix. É interessante perceber como se podem dar segundas vidas a carros icónicos e torná-los utilizáveis nos dias de hoje. Tenho especial interesse na transformação de alguns modelos clássicos em modelos elétricos.
Desliga totalmente ou mantém contacto com as equipas durante as férias?
Eu acredito que um empresário nunca desliga totalmente. As empresas são parte de nós, estão presentes no nosso consciente mas também no subconsciente. Eu mantenho sempre contacto com as equipas mas num ritmo mais calmo e menos ativo.
As férias são um momento para refletir sobre decisões estratégicas ou da carreira pessoal?
As férias são tradicionalmente para mim e para o meu grupo momentos de ajustamentos e reorientações. A distância permite reflexão em perspetiva e isso leva inevitavelmente a novas decisões e ajustes. A título pessoal é tempo de me recentrar e focar. Com a gestão do Grupo Érre e a Presidência da AEMinho é sempre preciso refletir com a distância necessária para entender melhor os resultados e preparar o recomeço.
Que temas vão marcar o seu setor na rentrée?
Eu espero uma rentrée especialmente ativa por via da discussão do Orçamento de Estado, que vai estar na ordem do dia. O meu foco vai estar em entender como contribuir para este debate. É importante que o país entre num ciclo sustentável e duradouro de confiança e crescimento e o nosso papel é sermos agentes ativos nesse processo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#27 As férias de Ramiro Brito. O especial interesse nos carros clássicos
{{ noCommentsLabel }}