Acesso ao ensino superior: 49.963 estudantes colocados. Veja os resultados
O número representa uma taxa de colocação de 85,7%, mais dois pontos percentuais do que no último ano. 56,1% dos alunos entraram na primeira opção.
São 49.963 os estudantes colocados no ensino superior público para o próximo ano letivo. Este número representa uma taxa de colocação de 85,7%, mais dois pontos percentuais do que no ano letivo anterior. Para a segunda fase do concurso sobram 4.966 vagas, o menor número dos últimos 25 anos.
Os dados são da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso para o ano letivo 2024-2025, divulgados ao primeiro minuto de domingo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Destes quase 50 mil alunos, 56,1% foram colocados na sua primeira opção e 87,8% numa das três primeiras, “os valores mais elevados dos últimos anos e um dos fatores mais relevantes para o sucesso académico”, indica o ministério liderado por Fernando Alexandre.
O número de estudantes colocados em licenciaturas em Educação Básica aumenta 8% face último ano, com 997 estudantes, e ocupando 100% das vagas disponibilizadas, destaca a tutela, que realça ainda terem sido colocados 1.661 estudantes em cursos de Medicina, o que representa “o maior número de sempre”. Nestes há mais 66 colocados face ao ano passado, em resultado do acréscimo de vagas que sobram dos concursos especiais de ingresso em Medicina para licenciados, justifica.
Em nota enviada à comunicação social, a tutela adianta também que foram colocados 1.655 estudantes beneficiários de escalão A de ação social escolar, dos quais 1.178 através deste contingente prioritário, 214 estudantes no contingente prioritário para candidatos com deficiência (mais 19,6%) e 402 no contingente prioritário para emigrantes, seus familiares e lusodescendentes (mais 10,4%).
Por outro lado, o número de colocados em instituições localizadas em regiões com menor procura e menor pressão demográfica diminui 2% (12.868 estudantes) e foram colocados 4.112 estudantes nos ciclos de estudo mais competitivos (com maior número de candidatos em primeira opção no ano anterior com nota igual ou superior a 17 valores), uma diminuição de 19% face ao ano anterior.
O ministério dá também nota de que foram colocados 8.040 estudantes nos cursos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em área STEAM (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) (mais 5,5%), número que traduz 90,2% das vagas disponibilizadas. Para cursos nas áreas de competências digitais entraram 7.735 estudantes.
As matrículas dos estudantes agora colocados decorrem entre 26 e 29 de agosto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acesso ao ensino superior: 49.963 estudantes colocados. Veja os resultados
{{ noCommentsLabel }}