Presidente da AICCOPN prevê aceleração da contratação de obras públicas no 2º semestre
Valor dos contratos de obras públicas acima de 10 milhões de euros superou os 440 milhões de euros no primeiro semestre. AICCOPN espera aceleração da contratação.
O número de grandes obras públicas, empreitadas com valores superiores a 10 milhões de euros, subiu no primeiro semestre face a igual período do ano passado, bem como o seu montante, indicou o presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), Manuel Reis Campos, em declarações ao ECO, que espera uma aceleração na segunda parte do ano.
De acordo com dados do Portal Base, Manuel Reis Campos assinala que no primeiro semestre de 2024, foram celebrados 16 contratos de empreitada de obras públicas acima de 10 milhões de euros, totalizando 444 milhões de euros. Em comparação, no primeiro semestre de 2023, foram celebrados 14 contratos, somando 279,8 milhões de euros.
O responsável da AICCOPN destaca que, até ao final de junho, os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos (não incluindo apenas as grandes obras) totalizaram 1.238 milhões de euros, o que traduz um aumento de 14% em termos homólogos.
Já no que toca aos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos, nesse período, totalizaram 5.775 milhões de euros, o que representa um crescimento significativo de 78%, estima.
“Prevê-se que, ao longo do segundo semestre do ano, se verifique uma aceleração nas contratações de obras públicas”, antevê em declarações ao ECO, justificando a expectativa com “o elevado diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados na mesma modalidade, que ascende já a 4.538 milhões de euros”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente da AICCOPN prevê aceleração da contratação de obras públicas no 2º semestre
{{ noCommentsLabel }}