#26 As férias de António Lagartixo. Inteligência Artificial na pausa e na rentrée
Na mala leva um livro sobre Inteligência Artificial e mercados de capitais. No regresso deverão ser os temas geopolíticos a dominar a atenção, nomeadamente guerras e eleições.
- Ao longo do mês de agosto, o ECO vai publicar a rubrica “Férias dos CEO”, onde questiona os gestores portugueses sobre como passam este momento de descanso e o que os espera no regresso.
O CEO da Deloitte Portugal aproveita o tempo de qualidade que as férias proporcionam para refletir sobre temas estratégicos. Mantém contacto com algumas equipas, mas tenta limitar ao máximo. No regresso ao trabalho, o foco irá estar alinhado com os dos clientes, com destaque para a geopolítica.
Que livros, séries e podcasts vai levar na bagagem e porquê?
O livro que ando a tentar ler é o “Artificial Intelligence for Capital Markets” de Syed Hasan Jafar. Confesso que não levo nenhum podcast específico para ouvir.
Desliga totalmente ou mantém contacto com as equipas durante as férias?
Mantenho contacto com algumas equipas que têm em curso assuntos com eventos relevantes neste período, tentando limitar ao máximo esses contactos a assuntos realmente importantes.
As férias são um momento para refletir sobre decisões estratégicas ou da carreira pessoal?
Nas férias acabamos por ter algum tempo de qualidade que nos permite refletir sobre assuntos mais estratégicos ou de médio/ longo prazo, não sendo obviamente a única altura em que reflito sobre esses temas.
Que temas vão marcar o seu setor na rentrée?
No nosso setor (que acaba por abarcar diversas áreas de atividade), os temas relevantes acabam por ser os temas que possam influenciar os setores de atividade dos nossos clientes, pois será isso que poderá influenciar a existência de mais, ou menos, projetos e trabalhos nas áreas consultoria e auditoria.
Mas de maneira geral, teremos como fatores muito relevantes, o aumento da instabilidade geopolítica, nomeadamente na Ucrânia e Médio Oriente, as eleições norte americanas e a evolução que existir ao nível da aplicabilidade da inteligência artificial nos diversos setores e processos da empresas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#26 As férias de António Lagartixo. Inteligência Artificial na pausa e na rentrée
{{ noCommentsLabel }}