Com Brexit à vista, libra continua a descarrilar

O Reino Unido está prestes a sair da UE, mas (quase) nunca foi tão vantajoso ir lá. A libra esterlina continua a desvalorizar face ao euro, tornando o câmbio mais favorável para a Zona Euro.

A libra continua a perder valor. Vai já na quarta sessão consecutiva de quedas, recuando tanto face ao dólar norte-americano como quanto à moeda europeia. Mantém-se em mínimos de mais de 30 anos com receios dos investidores em relação ao Brexit.

May avança, o mercado cambial recua. A primeira-ministra britânica quer acionar o processo de retirada do Reino Unido da União Europeia em março do próximo ano e as reações dos mercados têm sido negativas, com direito a um flash crash na madrugada da passada sexta-feira. O mínimo da libra esterlina registado neste dia atingiu os 1,1841 dólares.

Câmbio da libra esterlina inferior a 1,23 dólares

grafico-da-libra-novo-01

Os efeitos perduram até esta terça-feira com a libra esterlina a desvalorizar 0,64% face ao dólar para os 1,2284 dólares. A mesma tendência verifica-se na moeda da qual o Reino Unido se quer afastar: o euro, com um recuo de 0,44% que levou a libra para os 1,1050 euros.

E o cenário não parece vir a melhorar nos próximos dias. As projeções de longo prazo, escreve a Bloomberg, estão a ser revistas em baixa. ING Groep NV, JPMorgan & Chase Co. e Julius Baer Group Ltd. reduziram todos a previsão para a moeda britânica.

Há um risco muito significativo.

Petr Krpata

Estratega do ING

O principal problema político é a incerteza entre as negociações com a Comissão Europeia. “Há um risco muito significativo”, considerou uma estratega do mercado cambial da instituição financeira ING. O resultado, diz Petr Krpata, é uma previsão “muito mais difícil” para a libra esterlina.

A previsão da ING é que a libra desça aos 1,22 dólares no final deste ano, comparado com os 1,25 dólares da estimativa anterior.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com Brexit à vista, libra continua a descarrilar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião