Sporting e Benfica já conhecem adversários na “nova” Liga dos Campeões
Sporting e Benfica com tubarões do futebol europeu pela frente na época de estreia do novo formato da Liga dos Campeões, com mais partidas e mais milhões em jogo.
Sporting e Benfica já conhecem os adversários na Liga dos Campeões 2024/25, competição entretanto reformulada pela UEFA e que entra em ação em setembro já com nova configuração.
O sorteio realizado esta quinta-feira no Mónaco ditou que o campeão nacional Sporting vai defrontar o Manchester City (casa), RB Leipzig (fora), Club Brugge (fora), Arsenal (casa), Lille FC (casa), PSV Eindhoven (fora), Bolonha FC (casa) e Sturm Graz (fora).
No caminho do Benfica vão estar o Bayern Munique (fora), Barcelona (casa), Atlético Madrid (casa), Juventus (fora), Feyenoord (casa), Estrela Vermelha (fora), Bolonha FC (casa) e As Monaco (fora).
A prova milionária estreia esta época um novo formato de competição, que já vem sendo discutido e negociado ao longo dos últimos anos. A ameaça da criação de uma Superliga, torneio idealizado por alguns dos clubes mais ricos da Europa, terá acelerado a renovação da Liga dos Campeões.
O que muda na “nova” Liga dos Campeões?
O novo formato da Liga dos Campeões vai trazer mais equipas para a competição e, consequentemente, mais jogos. As 32 equipas tornam-se agora 36, numa prova que abandona o clássico formato da fase de grupos e é substituída por uma liga englobando todos os clubes. Cada clube vai defrontar oito adversários diferentes, com quatro jogos em casa e quatro fora, ditados por sorteio. Cada vitória vale três pontos. Um empate vale um ponto.
Assim, cada clube passa a jogar oito jogos em vez dos seis do antigo formato da competição, o que faz com que as jornadas comecem mais cedo (entre 17 e 19 de setembro) e se prolonguem até 29 de janeiro, dia de uma última jornada nunca antes vista que contará com 18 jogos em simultâneo.
Concluídas as oito jornadas, as contas são simples, ficando ainda por apurar quais os critérios de desempate em caso de igualdade pontual.
- Os oito primeiros classificados garantem acesso direto aos oitavos de final.
- Os clubes que terminarem entre a 9ª e a 24ª posição vão ter de jogar um play-off a duas mãos (já alinhado previamente mediante sorteio) para poder continuar em prova.
- Os clubes classificados entre a 25ª e 36ª posição saem das competições europeias, não havendo repescagem para a Liga Europa, ao contrário do que acontecia anteriormente com os terceiros classificados da fase de grupos no antigo formato.
Daqui para frente a competição retoma os moldes habituais, entrando nas fases a eliminar com oitavos, quartos e meias-finais até ao derradeiro jogo, a final agendada para 31 de maio de 2025 na Allianz Arena, em Munique.
Mais competição, mais milhões
O prémio de participação na Liga dos Campeões aumentou. Cada clube vai receber esta época 18,62 milhões de euros (no antigo formato eram 15,64 milhões de euros) ao qual se soma o chamado “pilar valor” (ainda por apurar) que é calculado mediante o valor de transmissão televisiva de cada clube com o respetivo ranking na UEFA.
Cada vitória na fase da liga passa agora a valer 2,1 milhões de euros e um empate 0,7 milhões de euros, valores ligeiramente abaixo dos do formato anterior mas que são compensados com a atribuição de um novo prémio, mediante a classificação final de cada clube na liga, que varia entre 0,275 e 9,9 milhões de euros.
Nas fases a eliminar, os prémios de apuramento também foram revistos, permitindo um encaixe financeiro ainda maior.
O apuramento para os oitavos de final vale agora 11 milhões de euros (em vez de 9,6 milhões de euros). Os quartos-de-final valem 12,5 milhões de euros (em vez de 10,6 milhões de euros). As meias-finais passam a valer 15 milhões de euros (em vez de 12,5 milhões de euros). O apuramento para a final passa de 15,5 para 18,5 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sporting e Benfica já conhecem adversários na “nova” Liga dos Campeões
{{ noCommentsLabel }}