11% das pessoas com baixos rendimentos têm uma noite de sono muito má
O stress e as preocupações diárias são os principais factores para dormir mal, de acordo com um inquérito da IKEA.
O nível de rendimento tem uma influência decisiva no sono das pessoas, na medida em que as pessoas com baixos rendimentos referem dormir menos, com pior qualidade de sono e acordar mais cansadas no dia seguinte do que as pessoas com salários mais elevados.
É o que revela um inquérito realizado pela IKEA a 2.540 cidadãos com mais de 18 anos, entre 26 de julho e 7 de agosto, em colaboração com a Sleep Alliance, divulgado antes do início do novo ano letivo para assinalar o lançamento da sua nova campanha “Let Yourself Rest”.
11% das pessoas com baixos rendimentos (menos de 1.200 euros por mês) têm um descanso muito mau, o que significa que dormem menos de 6 horas, têm problemas em iniciar e manter o sono durante a noite e acordam cansadas no dia seguinte.
Por outro lado, as pessoas com rendimentos médios (entre 1.201 e 3.000 euros) que referem um descanso muito mau representam 8%, ou seja, menos três pontos do que no caso dos rendimentos baixos. Entretanto, as pessoas com rendimentos elevados (entre 3.001 e 6.000) atingem 7% nesta situação.
Entre as razões que impedem um descanso de qualidade, o principal fator é o stress e as preocupações do dia a dia para 58%. Para além do stress, há muitas outras razões que também têm uma influência direta na qualidade do sono, como o ruído, a luz ou a utilização de ecrãs antes de dormir.
No âmbito da colaboração entre a IKEA e a Sleep Alliance, será apresentado no final de setembro um estudo desenvolvido em conjunto, centrado na relação entre a qualidade do sono e os seus elementos constituintes e na forma como as diferenças socioeconómicas podem afetar a saúde do sono.
O estudo apresentará resultados que demonstram que perturbações graves na qualidade do sono, como a perturbação da insónia, afetam a satisfação de vida percebida pelo paciente, bem como a deterioração da qualidade da saúde mental e física, afetando também a produtividade, os acidentes de trabalho e o absentismo.
NOVA CAMPANHA
No âmbito da aposta estratégica da IKEA no descanso e com base nos dados do inquérito, é lançada este domingo a nova campanha da marca sueca “Permita-se Descansar”, que fala da importância de um sono e descanso de qualidade, centrando-se nos seis elementos essenciais do descanso: conforto, luz, temperatura, som, qualidade do ar e arrumação.
A campanha em Espanha, adaptada pela McCann Espanha, pretende também reforçar a acessibilidade deste “bom descanso”, pois a IKEA acredita que o descanso tem de estar ao alcance de todos para melhorar a nossa qualidade de vida.
Sob o lema “Os sonhos começam aqui, deixe-se descansar”, a IKEA lança um spot televisivo de 20 segundos, com amplificação digital, que mostra como o descanso é de grande importância em todas as fases da vida e que, graças aos produtos que a empresa comercializa, é possível dormir melhor.
De facto, há apenas algumas semanas, a IKEA anunciou uma nova redução de preços para a qual destinou 20 milhões de euros e com a qual reduzirá o preço de mais de 3.000 produtos. Entre eles, encontram-se produtos vitais para o descanso, a organização e a arrumação, a sala de estar e a cozinha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
11% das pessoas com baixos rendimentos têm uma noite de sono muito má
{{ noCommentsLabel }}