Atletas de elite espanhóis escolhem a UAX para seguir uma carreira universitária

  • Servimedia
  • 2 Setembro 2024

Como Fran Garrigós, Cristina Gutiérrez, Laura Martínez, Paula Ginzo e José Quiles.

Os atletas de elite espanhóis apostam na sua formação na Escola de Desporto UAX Rafa Nadal, que para o ano letivo 2024/2025 terá novos cursos concebidos com o apoio das instituições, da Academia Rafa Nadal e da equipa Rafa Nadal para promover a formação de atletas de elite.

A UAX Rafa Nadal School of Sport é uma escola universitária com formação de graduação e pós-graduação na área da saúde, desporto e negócios, que também é certificada como Centro de Estudos e Investigação Olímpica pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

A sua oferta académica alia a teoria à prática para “garantir uma formação diferenciada e alinhada com as exigências do mercado de trabalho e apoiada por uma das mais elevadas taxas de empregabilidade”, segundo um comunicado de imprensa.

Conta com o apoio de figuras como o campeão do mundo David Villa, o ex-futebolista Mario Suárez, o tenista Pato Clavet, as ex-atletas olímpicas Sara Álvarez e Lola Fernández-Ochoa e o atleta paraolímpico Adi Iglesias.

Entre os atletas espanhóis de destaque que estudaram na UAX encontra-se Cristina Gutiérrez, que fez história no início deste ano como a primeira espanhola a vencer o Dakar na categoria máxima. Este feito significou o reconhecimento mundial de uma piloto que combina a sua paixão pelo automobilismo com o seu trabalho numa clínica dentária, depois de se ter licenciado em Medicina Dentária e de ter feito o Mestrado Universitário em Ortodontia na UAX.

Outro caso é o de Fran Garrigós, que conquistou a primeira medalha de Espanha nos recentes Jogos Olímpicos de Paris 2024. O lutador de judo ganhou o bronze na categoria de -60kg e é um dos atletas que treina nas instalações da Escola de Desporto Rafa Nadal da UAX sob a orientação do seu treinador Juan Ramón Heredia, diretor da Área de Ciências da Saúde da UAX. Garrigós é licenciado em Ciências da Atividade Física e do Desporto (CAFYD) pela UAX.

Por seu lado, Laura Martínez esteve perto de uma medalha no judo em Paris 2024, depois da sua grande prestação na categoria de -48 kg. A judoca de Málaga acabou por ficar em quinto lugar, mas é uma das profissionais com mais hipóteses de vencer na sua disciplina nos próximos anos. Martínez, por seu lado, fez um grande esforço para conciliar a sua formação e os seus estudos até se licenciar em Fisioterapia na UAX.

Paula Ginzo, jogadora do Jairis Basketball Club e recente participante nos Jogos de Paris 2024 com a Seleção Espanhola de Basquetebol Feminino, já tem uma longa carreira e fez parte de equipas de destaque como o Barça CBS e o Valencia Basket. Além disso, Ginzo está a frequentar o Curso Técnico Superior Online em Condicionamento Físico na UAX.

Por último, o pugilista José Quiles alcançou os quartos de final durante a sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na categoria de -57 kg. No seu currículo internacional, o pugilista espanhol acumulou várias medalhas, como a medalha de prata obtida nos Jogos Europeus de Cracóvia 2023 na categoria de 57 kg, ou as duas medalhas do Campeonato Europeu de Boxe Amador, prata em 2022 e bronze em 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atletas de elite espanhóis escolhem a UAX para seguir uma carreira universitária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião