Líder mundial de espumantes compra distribuidora portuguesa com vendas de 6 milhões
Francisco Sousa Coutinho vende à Henkell Freixenet participação maioritária na lisboeta Vinicom, que faturou 6,1 milhões em 2023 e distribui marcas portuguesas como Vale Meão e Lavradores de Feitoria.
Fundada em 2004 para distribuir em exclusivo o portefólio de vinhos da Freixenet no mercado português, a Vinicom deixou de ser controlada pelo sócio português, Francisco de Sousa Coutinho, para passar a ser detida na totalidade pela gigante Henkell Freixenet, que até agora detinha 49,5% das ações.
A transação, que reforça a posição em Portugal da líder mundial de espumantes e produtora de vinhos tranquilos, foi concluída na semana passada, por um valor não divulgado. Além do portefólio do grupo formado em 2019, quando a alemã Henkell comprou 50% do capital da espanhola Freixenet, distribui marcas portuguesas como Quinta do Vale Meão, Lavradores de Feitoria, Quinta do Côtto ou os vinhos do Porto Blackett.
Sediada em Lisboa, a Vinicom registou em 2023 um volume de negócios de 6,1 milhões de euros, de acordo com os dados consultados pelo ECO. Distribui vinhos da maioria das regiões vitivinícolas portuguesas e outros produtos de referência de origens como Espanha, França, Itália, EUA, Argentina e Austrália.
Vemos grandes oportunidades de desenvolvimento no mercado para as nossas marcas e parceiros, como a Freixenet e a Mionetto, em conjunto com o excelente portefólio de marcas de vinhos portugueses.
“Vemos grandes oportunidades de desenvolvimento no mercado para as nossas marcas e parceiros, como a Freixenet e a Mionetto [prosecco que passou a estar na lista com a entrada do capital alemão], em conjunto com o excelente portefólio de marcas de vinhos portugueses”, refere Andreas Brokemper, CEO da aliança germano-espanhola Henkell Freixenet.
Citado no mesmo comunicado, Francisco de Sousa Coutinho salienta que a Vinicom “sempre [teve] a missão de desenvolver o mercado português através da construção das marcas dos parceiros e da oferta de produtos de excelente qualidade” e acredita que os novos donos vão “continuar este trabalho árduo e explorar novas oportunidades de crescimento para o mercado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Líder mundial de espumantes compra distribuidora portuguesa com vendas de 6 milhões
{{ noCommentsLabel }}