BRANDS' ECO Executive MBA: esta formação é para si?
Dulce Mota e Pedro Fontes Falcão, diretores do Executive MBA do Iscte Executive Education, respondem às dúvidas mais frequentes sobre esta formação.
Investir num Executive MBA pode ser um passo de extrema importância não só a nível profissional, mas também pessoal. No entanto, na altura de escolher podem surgir muitas dúvidas.
Nesta conversa, com Dulce Mota e Pedro Fontes Falcão, diretores do Executive MBA, do Iscte Executive Education, foram abordados vários temas que podem ser úteis para quem procura alargar os seus conhecimentos.
Porque se deve investir num Executive MBA?
Um investimento numa formação, curta ou mais longa, numa boa escola em áreas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento profissional é, geralmente, um bom investimento. Em relação a formações de maior duração, coloca-se a questão sobre a área de enfoque do curso que se deve escolher. Nesse contexto, para quem pretende apostar numa carreira de gestão, com uma maior abrangência, versus uma formação mais especializada, um MBA ou um Executive MBA são uma boa escolha.
De entre estes dois programas, um Executive MBA direciona-se para um corpo de alunos com mais experiência profissional, sendo o ensino focado mais para pessoas que vão tomar decisões, e não tanto no trabalho muito técnico e especializado, sem deixar de focar as bases das matérias. Isto permite também umas aulas com maior envolvimento e participação dos participantes, tendo em conta a sua maior experiência profissional.
Qual o perfil habitual de uma turma de um Executive MBA?
Não posso responder por todos, mas, no caso do Iscte Executive Education, a média etária costuma rondar os 40 anos, com participantes entre aproximadamente os 30 e 50 anos, de vários setores de atividade, com diferentes funções e com backgrounds académicos diversos. A diversidade é uma mais-valia para o contexto da aprendizagem. É algo que os nossos alunos valorizam, para além da aprendizagem que acabam por ter através da partilha de experiências tendo em conta os muitos anos de trabalho dos seus colegas, para além da aprendizagem através dos docentes.
Qual a altura certa para apostar num Executive MBA?
Não há a altura certa na vida das pessoas, pois cada caso é diferente, e porque não sabemos o que vai acontecer no futuro. Temos casos de potenciais candidatos que dizem que estão interessados em fazer o nosso Executive MBA, mas que preferem esperar mais algum tempo. Embora isso faça sentido para candidatos mais jovens, com menos de 5 anos de experiência, para muitos outros, aguardar pelo momento ideal pode ser um erro. Isto porque a vida muda, por vezes rapidamente, e o momento ideal de disponibilidade de tempo e mental pode nunca surgir. Aliás, temos tido participantes que engravidaram durante o curso, o que é sinal de que a vida vai evoluindo a vários níveis, e o momento certo de enorme disponibilidade pode nunca surgir.
Qual o impacto na carreira de cada participante de um Executive MBA?
Falando no nosso caso, o impacto do Executive MBA na carreira dos nossos participantes é algo diversificado por um lado há vários participantes que têm sido promovidos dentro da sua empresa. Outros têm tido mudanças de emprego dentro do setor de atividade onde estavam ou mesmo para setores de atividade diferentes. Há alguns que são empresários, tendo a sua própria empresa ou uma empresa da família, e têm conseguido fazer crescer mais as suas empresas e ganhar também mais responsabilidades dentro delas. Ainda há uns casos de participantes que saem da sua empresa e vão criar uma start-up, por vezes até junto com outros colegas do Executive MBA.
O impacto obviamente depende do que também cada participante quer fazer, e de como vai utilizar tudo aquilo que aprendeu no Executive MBA, incluindo também a rede de contactos que obteve e a confiança em si próprio para conseguir ir mais longe.
O Executive MBA do Iscte é diferenciador em quê?
Há vários aspetos que podemos destacar no nosso curso, que já tem mais de 20 anos de história:
- O nosso Executive MBA está na lista do Financial Times dos 100 melhores do mundo, para além de outros reconhecimentos e acreditações. Aliás, foi o primeiro Executive MBA a receber em Portugal a acreditação AMBA e logo ao fim do seu terceiro ano de existência;
- Faz uma aposta decisiva no desenvolvimento de soft-skills, nomeadamente através de um programa de liderança na Escola de Liderança dos Fuzileiros da Marinha e de um programa individualizado de acompanhamento e desenvolvimentos individual que decorre ao longo do curso;
- Proporciona uma experiência internacional na London Business School, que inclui também visitas a empresas;
- Também proporciona uma visita a Espanha, focando-se na temática do empreendedorismo e crescimento de novos negócios. Neste ano vamos à “La Fabrica” de Sevilha, centro de apoio ao empreendedorismo;
- Tem um corpo docente que junta a qualidade académica a uma significativa experiência empresarial, permitindo um ensino mais prático;
- Inclui um conjunto de seminários e workshops que decorrem ao longo do programa que contam com a presença de prestigiados gestores, reforçando a ligação do programa à realidade empresarial e a experiência de partilha de carreiras de sucesso;
- Após 20 anos, já dispõe de uma rede de alumni com presença relevante nas primeiras linhas de empresas de referência em Portugal e no estrangeiro;
- Uma constante atualização da estrutura curricular de modo a responder à emergência de novos temas que é essencial dominar na gestão empresarial, e a criação de experiências que marcam os participantes;
- Um processo de seleção rigoroso e exigente de modo a se assegurar, em cada ano, uma turma com índices de qualificação profissional que potencie a experiência de aprendizagem e o networking, durante e após o Executive MBA;
- Acesso a instalações modernas, com ótimas condições em termos de sala de aula, espaços de networking e de estudo, que valorizam a experiência de se estudar no Iscte Executive Education.
Falou anteriormente nos docentes do Executive MBA do Iscte Executive Education. Quais são as suas principais características?
O nosso corpo docente tem 2 características, na generalidade dos casos, como atrás se referiu brevemente. Para além de ter obviamente muito boas capacidades pedagógicas, têm também experiências profissionais de vários anos, seja em cargos executivos que têm exercido ou que já exerceram, seja em trabalhos de consultoria que fazem. São pessoas disponíveis para ajudar os seus alunos e que procuram dar sempre o seu melhor em sala de aula para conseguir que os participantes obtenham o máximo possível daquilo que o docente lhes tem para dar.
Vários procuram também trazer convidados de topo para partilharem as suas experiências, ou apresentarem desafios aos participantes, trazendo também a realidade em tempo real para a sala de aula.
Então, vale a pena frequentar o vosso Executive MBA?
Terminado por onde começámos, a formação em boas escolas de gestão são sempe uma mais-valia. A escolha dos cursos depende das necessidades e momento profissional de cada um.
Pelo que falámos anteriormente, estamos convictos de que o Executive MBA do Iscte Executive Education proporciona aos seus participantes, em termos de conhecimentos, competências e sobretudo de uma capacidade de permanente reflexão e aprendizagem, uma forte contribuição para lidar com um ambiente empresarial que evolui a grande velocidade, tornando-se um acelerador para carreiras profissionais de sucesso.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Executive MBA: esta formação é para si?
{{ noCommentsLabel }}