Carris e outras sete empresas aliam-se à Euronext para ganhar acesso a mais capital

As empresas que vão participar no programa ELITE da Euronext têm a expectativa de acelerar o crescimento sustentável do seu negócio e melhorar o acesso a capital público e privado.

Um grupo de oito empresas portuguesas, incluindo a icónica Carris, irá fazer parte do programa empresarial ELITE, promovido pela Euronext em parceria com o World Trade Center Lisboa, com vista a “acelerar o crescimento sustentável e reforçar o seu acesso a capital privado e público”, refere a Euronext em comunicado.

Este programa conta ainda com o apoio do BBVA e da Associação de Empresas Familiares, e agrega um grupo de empresas que inclui empresas de setores tão variados como transportes públicos, software, construção e até restauração e hotelaria.

O principal objetivo da Carris na participação nestas redes é a procura de uma melhoria contínua na gestão e, consequentemente, no serviço que presta aos clientes.

Pedro de Brito Bogas

Presidente do conselho de administração da Carris

Além da Carris, juntam-se ao programa a Aurea Phigital, Effisus, Engexpor, Frango Vaidoso, grupo Outeirinho, TLG Global e Transportes Paulo Duarte.

“O programa ELITE vem proporcionar a oportunidade de vários quadros da Carris terem formação de topo nas áreas de gestão e liderança”, refere Pedro de Brito Bogas, presidente do conselho de administração da empresa, ao ECO.

O programa ELITE, que já apoiou mais de 2 mil empresas em toda a Europa desde o seu lançamento em 2012, promete às empresas um roteiro estruturado para o crescimento sustentável. As empresas participantes beneficiarão de sessões de formação ministradas por especialistas da Nova SBE, workshops internacionais em cidades como Paris e Milão, e acesso a uma vasta rede de mais de 320 hubs do World Trade Center em 93 países.

Marta Testi, CEO da ELITE, destaca que este programa consiste numa iniciativa capaz de “capacitar as empresas portuguesas a crescer e a expandirem-se a nível global.”

Mas esta não é a primeira vez que a Euronext promove este programa junto do tecido empresarial nacional. O primeiro grupo de empresas nacionais que participou neste programa remonta a julho de 2023 com a participação de 11 empresas, a que se juntaram mais seis empresas em março deste ano.

Com este novo grupo de oito participantes são já 24 as empresas portuguesas que fazem parte desta rede da Euronext e dos seus parceiros, que procura colocar Portugal como um hub de inovação e crescimento empresarial na Europa.

O nosso objetivo é capacitar as empresas a expandirem-se além-fronteiras através de soluções financeiras inovadoras e insights estratégicos.

Luís Castro e Almeida

CEO do BBVA Portugal

Luciano Montenegro Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, enfatiza a importância desta iniciativa: “O lançamento da segunda edição da WTC Lisboa International Academy by ELITE sublinha a crescente ambição das empresas portuguesas em deixarem a sua marca no palco global. Estamos entusiasmados por facilitar a sua expansão internacional.”

Um dos aspetos mais valiosos do programa é o acesso a diversas opções de financiamento. Luís Castro e Almeida, CEO do BBVA Portugal, ressalta que “o nosso objetivo é capacitar as empresas a expandirem-se além-fronteiras através de soluções financeiras inovadoras e insights estratégicos.”

Para a Carris, empresa centenária de transportes públicos de Lisboa que celebra este ano o seu 152.º aniversário, esta participação poderá representar uma oportunidade única de modernização e expansão. “O principal objetivo da Carris na participação nestas redes é a procura de uma melhoria contínua na gestão e, consequentemente, no serviço que presta aos clientes”, refere Pedro de Brito Bogas, presidente do conselho de administração da Carris.

A inclusão da Carris no programa ELITE demonstra que mesmo empresas estabelecidas podem beneficiar de novas perspetivas e oportunidades de crescimento”, destaca ainda Pedro de Brito Bogas, presidente da empresa centenária.

José Germano de Sousa, Presidente da Associação de Empresas Familiares, expressa que este programa é também “mais uma excelente oportunidade para as Empresas Familiares crescerem e consolidarem a sua internacionalização.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carris e outras sete empresas aliam-se à Euronext para ganhar acesso a mais capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião