As universidades Alfonso X el Sabio, Pontificia Comillas e CUNEF promovem a diversificação e a especialização das licenciaturas em Madrid
Segundo uma análise do Instituto Coordenadas de Gobernanza y Economía Aplicada (ICGEA).
A Região de Madrid dispõe de um modelo de ensino superior “plural e eficaz” que combina modernidade e tradição através das suas universidades públicas e privadas. O sistema universitário de Madrid integra os campi de 11 universidades privadas, centros que promovem a diversificação e a excelência educativa através de diplomas atualizados e modelos de formação concebidos para responder às necessidades de talento do mercado de trabalho.
“A Região de Madrid é uma referência europeia no ensino superior graças à diversificação e especialização das universidades que encontraram nesta região um espaço único de desenvolvimento. Com 11 instituições dedicadas ao ensino universitário, a região tornou-se uma referência na formação em domínios tão diversos como a gestão e o direito, o marketing, as finanças ou a engenharia. Estas universidades estão a promover modelos de formação que compatibilizam os dois pilares: o rigor e a qualidade do ensino e a resposta às necessidades do mercado que garantem níveis de empregabilidade sem precedentes; com abordagens eminentemente aplicadas que ajudam os estudantes a prepararem-se para a integração no mercado de trabalho”, afirmou Jesús Sánchez Lambás, vice-presidente executivo do Instituto Coordenadas.
Entre as universidades privadas da região, esta entidade destaca a Universidade Alfonso X el Sabio com a sua Faculdade de Negócios e Tecnologia e as licenciaturas no setor da saúde, com cursos de medicina veterinária e odontologia “onde dispõe de instalações de última geração ao nível dos centros mais exigentes”; a Universidade Pontifícia Comillas, “que é um modelo de prestígio no domínio das Tecnologias Industriais e da Administração de Empresas com as suas escolas ICAI e ICADE”; e a Universidade CUNEF, “que conseguiu posicionar-se muito bem pela sua excelência educativa nos domínios das Finanças e do Direito”.
MADRID
De entre as 11 universidades privadas da Comunidade de Madrid (Alfonso X el Sabio, Antonio de Nebrija, Camilo José Cela, CUNEF, ESIC, Europea de Madrid, Francisco de Vitoria, Internacional Villanueva, CEU San Pablo, UDIMA e Pontificia Comillas), o Instituto Coordenadas destaca cinco “pelo seu compromisso com a transformação da transmissão do conhecimento”.
A Universidade Alfonso X el Sabio é reconhecida como a universidade “da empresa” pelo seu trabalho para fazer evoluir o ensino universitário e alinhá-lo com a procura de talento por parte do mercado. “O modelo educativo promovido pela UAX prepara os estudantes para atuarem em qualquer ambiente de trabalho, presente e futuro. A sua Faculdade Business & Tech evolui a formação tradicional nos domínios dos negócios e da tecnologia, oferecendo aos estudantes uma visão integrada concebida em conjunto com grandes empresas. Também vale a pena destacar a formação oferecida no setor da saúde, especialmente nas licenciaturas de Medicina Dentária e Medicina Veterinária, para as quais dispõe de instalações de última geração, como o Hospital Clínico Veterinário ou as Clínicas de Medicina Dentária, recentemente digitalizadas”.
Quanto à Universidade Pontifícia Comillas, afirma que a universidade católica da Companhia de Jesus tem “grande projeção internacional” e que o seu modelo “aposta na pessoa, na inovação educativa e no compromisso ético e social”. É uma referência em engenharia, graças ao ICAI, a Escola Técnica Superior de Engenharia da universidade. Esta universidade possui também a escola ICADE, que reúne as faculdades de Direito e de Ciências Económicas e Empresariais, construindo licenciaturas mistas entre as mais procuradas no mercado”.
Relativamente à Universidade CUNEF, acrónimo de Colegio Universitario de Estudios Financieros, salienta que “é uma universidade que conseguiu posicionar-se internacionalmente nas áreas da banca e das finanças, nas quais goza de grande prestígio. Com um enfoque na formação de líderes empresariais e financeiros com uma forte componente aplicada, a universidade desenvolveu um modelo académico para responder aos desafios colocados pela tecnologia e por um mercado global, incorporando estudos em Engenharia Informática e Economia Digital”.
Refere-se também ao CEU San Pablo. “Esta universidade privada tem uma longa tradição de excelência nas áreas das ciências humanas, sociais e da saúde, com um forte enfoque na investigação e na inovação. A Universidade CEU San Pablo destaca-se pelo seu compromisso com a educação integral e os valores humanistas, e oferece aos seus estudantes numerosas oportunidades de intercâmbio internacional”, afirma.
Por último, cita a Universidade ESIC como uma “universidade privada criada a partir da prestigiada escola de marketing e negócios ESIC Business & Marketing School”, especializada nos domínios do marketing, da gestão empresarial e da comunicação. “Oferece programas orientados para o mercado de trabalho e tem fortes ligações com o mundo empresarial. Os seus programas internacionais e de intercâmbio são amplamente reconhecidos e valorizados pela comunidade estudantil a nível mundial”, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
As universidades Alfonso X el Sabio, Pontificia Comillas e CUNEF promovem a diversificação e a especialização das licenciaturas em Madrid
{{ noCommentsLabel }}